Home


Capacitação em análises de mercúrio para técnicos da Bolívia e Colômbia

null Em continuidade as atividades da Cooperação Técnica entre Brasil, Bolívia e Colômbia para o fortalecimento da vigilância em saúde de populações expostas a mercúrio, ocorreu no período de 22 de agosto a 02 de setembro de 2011 Instituto Evandro Chagas (IEC), a capacitação de 80 horas intitulada “Treinamento Internacional de Análises de Mercúrio Total e Metilmercúrio em Amostras Biológicas (Tecido Capilar, Sangue, Urina e Pescado e Ambientais (Sedimentos)”.

A Capacitação foi organizada pela Organização Pan-Americana de Saúde OPAS/OMS, Coordenação Geral de Vigilância Ambiental em Saúde - CGVAM/SVS/MS e Instituto Evandro Chagas - IEC/SVS/MS. Foram capacitados cinco (05) profissionais que atuam nas atividades laboratoriais da Vigilância Ambiental em Saúde do Ambiental relacionada ao Mercúrio da Bolívia e Colômbia. A capacitação teve como instrutores os profissionais da Seção de Meio Ambiente (SAMAM) do Instituto Evandro Chagas e supervisão do Dr. Hirokatsu Akagi e Dra. Sonoda, peritos japoneses enviados pela Japan International Cooperation Agency (JICA).

A capacitação foi bastante produtiva e possibilitou o aprimoramento das técnicas de coleta de amostras ambientais e biológicas, tratamento de amostras e análises de mercúrio total e metilmercúrio. Esta atividade pode ser entendida como o embrião para consolidação de uma futura Rede Internacional de Colaboração Técnica e Tecnológica entre os países Pan-Amazônicos e, desta forma, avançando no processo de fortalecimento da Vigilância Ambiental na região.


Nota elaborada em conjunto com Dr. Marcelo Lima do IEC.

 

 

:: Eventos



Não há nenhum evento programado

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595