Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Capacitação em análises de mercúrio para técnicos da Bolívia e Colômbia

null Em continuidade as atividades da Cooperação Técnica entre Brasil, Bolívia e Colômbia para o fortalecimento da vigilância em saúde de populações expostas a mercúrio, ocorreu no período de 22 de agosto a 02 de setembro de 2011 Instituto Evandro Chagas (IEC), a capacitação de 80 horas intitulada “Treinamento Internacional de Análises de Mercúrio Total e Metilmercúrio em Amostras Biológicas (Tecido Capilar, Sangue, Urina e Pescado e Ambientais (Sedimentos)”.

A Capacitação foi organizada pela Organização Pan-Americana de Saúde OPAS/OMS, Coordenação Geral de Vigilância Ambiental em Saúde - CGVAM/SVS/MS e Instituto Evandro Chagas - IEC/SVS/MS. Foram capacitados cinco (05) profissionais que atuam nas atividades laboratoriais da Vigilância Ambiental em Saúde do Ambiental relacionada ao Mercúrio da Bolívia e Colômbia. A capacitação teve como instrutores os profissionais da Seção de Meio Ambiente (SAMAM) do Instituto Evandro Chagas e supervisão do Dr. Hirokatsu Akagi e Dra. Sonoda, peritos japoneses enviados pela Japan International Cooperation Agency (JICA).

A capacitação foi bastante produtiva e possibilitou o aprimoramento das técnicas de coleta de amostras ambientais e biológicas, tratamento de amostras e análises de mercúrio total e metilmercúrio. Esta atividade pode ser entendida como o embrião para consolidação de uma futura Rede Internacional de Colaboração Técnica e Tecnológica entre os países Pan-Amazônicos e, desta forma, avançando no processo de fortalecimento da Vigilância Ambiental na região.


Nota elaborada em conjunto com Dr. Marcelo Lima do IEC.

 

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595