Boletins Panaftosa

Home Página Principal UNA-SUS oferece 350 vagas para curso de Avaliação de Risco à Saúde Humana

Capacidades Humanas para a Saúde



UNA-SUS oferece 350 vagas para curso de Avaliação de Risco à Saúde Humana

A segunda turma do curso de Avaliação de Risco à Saúde Humana por Exposição à Substâncias Químicas recebe inscrições até o dia 11 de setembro, com o objetivo de capacitar 350 pessoas. O curso faz parte do Programa de Formação e Qualificação de Recursos Humanos em Saúde Ambiental da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), oferecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, que conta com o apoio interprogramático das unidades de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental e de Recursos Humanos da OPAS/OMS, e inclui, outras duas modalidades:  Desastre, saúde e desenvolvimento e Vigilância na qualidade da água para consumo humano.

O programa é financiado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) e conta com a cooperação técnica da Secretaria Executiva da UNA-SUS, exercida pela Fiocruz.

A primeira turma capacitou 300 pessoas, o segundo vai destinar 350 vagas e em 2012 serão mais 350, totalizando 1000 vagas. Nos três cursos que fazem parte do Programa de Formação e Qualificação de Recursos Humanos em Saúde Ambiental, o objetivo é capacitar 3000 pessoas até o próximo ano, mas o número pode ser muito maior.

“É um curso que vai beneficiar toda a rede UNA-SUS porque esse material que está sendo desenvolvido vai ser compartilhado com a rede de universidades. Então, automaticamente todas as universidades da rede vão poder incluir esses módulos nas suas ofertas educacionais. Com  isso, o número de alunos que podem receber o curso chega a 26 mil. Como o acervo da UNA-SUS será integrado ao Campus Virtual de Saúde Pública, os países interligados também vão poder usar o material”, ressaltou o consultor OPAS/OMS junto a UNA-SUS, Eduardo Xavier.

O curso está sendo traduzido para o espanhol e será ministrado em outubro no Paraguai. “Isso já reflete que a iniciativa UNA-SUS com o apoio e financiamento da OPAS/OMS, já ultrapassou fronteiras pra atender demandas internacionais no âmbito da cooperação Sul-Sul. Não só o Paraguai pois há demandas do Peru, Chile, Bolívia... vamos aproveitar essa mesma iniciativa para oferecer 10 vagas a uma equipe do Chile e recebemos também uma solicitação dos países da OTCA ”, reforçou o consultor OPAS/OMS, Alyson Lemos.

O Curso de Capacitação em Avaliação de Risco à saúde humana por exposição a substâncias químicas apresenta um total de 100 horas, com previsão de duração de 20 semanas. Os objetivos específicos são: conhecer o marco conceitual e histórico dos estudos de avaliação de risco no Brasil; conhecer as diferentes etapas do processo de avaliação de risco à saúde humana; utilizar os métodos e procedimentos na aplicação da metodologia em estudos de casos e analisar criticamente as formas de aplicação deste processo em áreas de risco.

As inscrições podem ser aqui.

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595