Skip to content

OPAS/OMS no Brasil acompanha o desenvolvimento do TCC de Saúde Mental entre Equador e Brasil

Imprimir E-mail

nullAtividade prevista no TCC entre Brasil e Equador que visa a troca de experiências em Saúde Mental foi iniciada com a visita ao Brasil de uma delegação equatoriana no período de 28 de agosto a 07 de setembro de 2011. A visita foi finalizada com uma reunião técnica, nos dias 05 e 06 de setembro, com a participação da Gerência de Saúde Familiar e Ciclo de Vida, Ministério da Saúde, Secretaria Especial de Saúde Indígena e a Delegação do Equador, com o intuito de avaliar as impressões das visitas em campo e planejar as próximas atividades no TCC.

De acordo com o  relato dos visitantes, as estratégias implementadas pelo Brasil para anull atenção á saúde mental possui excelentes modelos de atendimentos e certamente algumas dessas experiências seram adaptadas e adotadas pelo Equador, tais como a estratégias de CAPS  - Centro de Atenção Psico-social, Consultórios de rua, residências terapêuticas, entre outras.

Durante a missão foi visitado serviços de saúde mental nos Estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Estas visitas tinham como objetivo conhecer o funcionamento dos serviços, a percepção dos trabalhadores e dos usuários. Também foi possibilitado a esta equipe conhecer a Política Nacional de Saúde Mental do Brasil, bem como a ações e especificidades da atenção psico-social aos povos indígenas brasileiro.null

Como desdobramento desta visita, foi agendada para novembro uma visita da delegação brasileira ao Equador, para conhecer o sistema local de saúde e os serviços de saúde mental instalados, nesta oportunidade os técnicos brasileiros iram apoiar as Cidades de Quito, Guayaquil e Cuenca na implantação da Estratégia dos CAPS. Também seram realizadas reuniões online, constituição de grupos de trabalhos entre os países, e permanente dialogo entre os técnicos.null

A delegação equatoriana foi liderada pelo Coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde do Equador, Henrique Aguillar e composta pelos consultores Clara Dutaza, Jorge Peralta e Eduardo Salazar.

A equipe do Ministério da Saúde do Brasil estava composta pelo Coordenador da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, Roberto Tykanori, e os consultores Milena Leal, Cesar e Rubia Perserquini.

A OPAS/OMS no Brasil estava representada pelo Gerente interino da Gerência de Saúde Familiar e Ciclo de Vida, Rodolfo Gómez, o consultor para a área de saúde indígena, Bernardino Vitoy e a assistente executiva, Lauana Rodrigues. Além da participação da equipe administrativa representada por Manuela Del'Rey.

Para maiores informações sobre as reuniões, documentos de apoio e participantes, acesse aqui o nosso portal de eventos.

Última atualização em Qui, 08 de Setembro de 2011 13:19

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595