Home


SCTIE realiza Encontro com a Comunidade Científica

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde – SCTIE/MS, promoveu, no dia 08 de setembro, em Brasília, o Encontro com a Comunidade Científica. O objetivo do encontro foi apresentar quatro iniciativas do Ministério da Saúde: o lançamento da Plataforma Brasil, a certificação do Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos como registro primário da OMS, o documento Pesquisas Estratégicas para o Sistema de Saúde – PESS e o curso “Seleção Racional de Medicamentos e Boas Práticas de Prescrição Médica e Odontológica”.

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou, durante o encontro que aumentará em quase quatro vezes o valor investido na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação do setor nos próximos quatro anos, sendo esse valor comparável ao investimento em pesquisa dos paises mais avançados. Os recursos serão aplicados em ações estratégicas, definidas de acordo o conjunto de temas prioritários contidos no Plano Plurianual 2012-2015, que alinham a pesquisa nacional às necessidades de saúde do país. O governo reafirma que investir em tecnologia e inovação para a saúde e um vetor do desenvolvimento econômico e social e garante a própria sustentabilidade do SUS.

Conheça as iniciativas do Ministério da Saúde:

Registro Brasileiro de ensaios Clínicos (Rebec) (www.ensaiosclinicos.gov.br) - projeto conjunto do Ministério da Saúde (DECIT/MS), Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). A plataforma digital foi lançada com o objetivo de facilitar a transparência e a disseminação dos resultados de estudos clínicos, tornando-os acessíveis a qualquer cidadão. O Rebec foi certificado no primeiro trimestre deste ano pela OMS e passou a fazer parte da International Clinical Trials Registries Platform (ICTRP) como registro primário. Ele é o primeiro registro da América do Sul com essa certificação e o primeiro registro de ensaios clínicos em língua portuguesa no mundo.

Plataforma Brasil (www.saude.gov.br/plataformabrasil) - base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvento seres humanos para todo sistema CEP/Conep. Permite acompanhar os diferentes estágios da pesquisa, desde sua submissão até a aprovação final pelo CEP e pela Conep, quando necessário.

O curso “Seleção Racional de Medicamentos e Boas Práticas de Prescrição Médica e Odontológica” foi elaborado pela Unesp através de uma parceria firmada entre o DAF/SCTIE  e da Universidade Aberta do SUS (Unasus). A Unasus é coordenada pela SGETS/MS em parceria com a Fiocruz e a OPAS/OMS Brasil. O curso vai qualificar os profissionais de saúde do SUS na assistência aos pacientes. Paralelamente, uma pesquisa em 35 mil domicílios do país vai levantar como o brasileiro tem acesso aos produtos, adere ao tratamento, usa e descarta os medicamentos. Terá início nesse ano e será concluída em 2013.

O documento Pesquisas Estratégicas para o Sistema de Saúde – PESS alinha as prioridades de pesquisa do governo federal na área da saúde com as atividades de pesquisa científica e tecnológica, envolvendo o Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade de Rede de Atenção à saúde (QualiSUS-Rede) e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS).

 

:: Eventos



Não há nenhum evento programado

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595