Skip to content

Paraguai forma a primeira turma de curso em Vigilância da Saúde

Imprimir E-mail

O Curso Técnico em Vigilância da Saúde, realizado no Instituto Nacional de Saúde (INS) do Paraguai, através da cooperação técnica entre Paraguai-Brasil-Bolívia, formou a primeira turma no dia 20 de agosto. A cooperação foi triangulada pela OPAS/OMS, através de um TCC (Technical Country Cooperation) e fomentada pleo Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41).

A parceria entre Brasil, Paraguai e Bolívia, se deu com o objetivo de aprofundar e consolidar a cooperação técnica interinstitucional para o fortalecimento da área de educação de técnicos em saúde nos três países.

As metas do projeto, que deu origem ao Curso, incluem contribuição para  melhorias nos sistemas de saúde dos países envolvidos através do intercâmbio de experiências na formação de técnicos e auxiliares de saúde; fomentar, desenvolver e aprofundar políticas de formação de técnicos em saúde  tendo em vista o incremento qualitativo desses profissionais e refletir sobre a formação de auxiliares e técnicos em enfermagem nos três países.

O curso foi organizado e desenvolvido no INS do Paraguai, com apoio braseileiro da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e a participação da Bolívia pela Escuela Técnica de Salud Boliviana Japonesa de Cooperación Andina.

A cooperação entre Brasil, Bolívia e Paraguai resultou de um trabalho desenvolvido a partir de discussões técnicas iniciadas em 2006, das quais participaram profissionais dos três países.  Com a ampliação do projeto, houve a consolidação de determinadas estratégias relacionadas a formação técnica em saúde e foi possível gerar políticas e ações mais eficazes tento em vista as diferenças e semelhanças entre os países envolvidos.

Além da troca de experiências e a capacitação dos profissionais, o projeto contribuiu para o debate das questões implicadas no processo de livre circulação dos trabalhadores de saúde, fortalecendo seu reconhecimento e sua importância para a consolidação dos sistemas de saúde.

 

 

Última atualização em Qui, 15 de Setembro de 2011 13:20

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595