Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Relatório da OMS mostra avanços e desafios do Brasil para diminuir a prevalência de tabagismo

Em 13 de setembro de 2011, a OPAS-OMS/Brasil realizou conjuntamente com o Instituto Nacional de Câncer - INCA e a Aliança para o Controle do Tabagismo – ACT o lançamento do III Relatório Mundial de Controle de Tabaco (Global Tobacco Control Report III – GTCR III) documento organizado pela Organização Mundial da Saúde para descrever a situação dos países em relação às seis principais políticas contidas na Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco.

O documento foi apresentado pela Assessora Regional da OPAS-OMS para o Controle de Tabaco, Rosa Carolina Sandoval, que ressaltou a liderança do Brasil em relação à oferta de apoio aos tabagistas para parar de fumar e à produção de advertências  sanitárias para produtos de tabaco. Por outro lado, a assessora também destacou a necessidade do país avançar em relação à adoção de medidas para a criação de ambientes totalmente livres de tabaco e à revisão do sistema de tributação de produtos de tabaco, o que está sendo proposto neste momento pelo Ministério da Fazenda do Brasil.

O evento foi aberto pelo Representante da OPAS-OMS no Brasil, Engenheiro Diego Victória, pelo Diretor Geral do INCA, Antônio Santini, e pela Diretora Executiva da ACT, Paula Johns. Na ocasião, estavam presentes autoridades sanitárias nacionais, representantes de instituições governamentais e não governamentais, organismos internacionais e sociedades científicas, além de assessores parlamentares.

 

Campus Virtual

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595