Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

OPAS/OMS - Brasil apóia a ANVISA na capacitação de técnicos para o controle de tabaco

A OPAS-Brasil apoiou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA no aprimoramento da sua equipe para o controle de tabaco, propiciando a participação de um profissional da instituição no Global Tobacco Leadership Program – 2011, da Johns Hopkins University.

O Global Tobacco Leadership Program – 2011 é um programa desenvolvido pela Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health - JHBSPH com o objetivo de ampliar a capacidade operacional e de liderança das instituições governamentais e não-governamentais envolvidas na luta contra o tabaco.

No período de 9 a 23 de julho de 2011, na cidade de Baltimore (Estados Unidos), ocorreu a 6ª edição do programa, que contou com aproximadamente 100 participantes de 27 países de todos os continentes.

Nessa edição do programa, a América Latina contou com a participação de três profissionais provenientes do Brasil, México e Guatemala. A participação de André Silva, técnico da ANVISA, foi apoiada pela OPAS-Brasil, que intermediou a vaga junto a JHBSPH e financiou o seu deslocamento.

Falando sobre o programa, André Silva destacou:

“Foram 14 dias de intensas atividades, abordando de maneira compreensiva os aspectos envolvidos no controle do tabaco. Todos os módulos foram bastante completos, mas merece destaque os módulos de preços e impostos e de utilização da mídia massiva para o controle do tabaco, por se tratarem de assuntos novos e que usualmente não vejo em minhas atividades diárias. A possibilidade de interação e da criação de redes de trabalho com pessoas envolvidas no controle do tabaco em diversos países é um dos principais resultados do programa. Merece destaque a qualidade do corpo docente do curso, compostas de especialistas internacionalmente renomados e com ampla experiência na área. Como fruto do curso, já estou estudando a possibilidade de projetos em conjunto com a Índia, Bangladesh, Vietnam, Polônia e Ucrânia.”

Em 2011 é esperada uma nova edição do programa, que é considerado uma ferramenta essencial para quem trabalha no controle do tabaco e um oportunidade impar de interação com profissionais de outros países.

 

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595