Skip to content

Epidemiologia e Bioética na Cooperação Sul-Sul

Imprimir E-mail

A Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – ABRASCO promove, entre os dias 12 a 16 de novembro, a oitava edição do Congresso Brasileiro de Epidemiologia. O Congresso, que acontece em São Paulo, traz como tema central o debate sobre a Epidemiologia e seu papel na definição de políticas públicas. Durante o evento, o Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde – NETHIS participará de uma mesa redonda, com o tema “Saúde e Diplomacia: perspectivas da epidemiologia e da bioética latino-americanas na Cooperação Sul-Sul”.

A mesa será coordenada pelo Dr. José Paranaguá de Santana, gerente do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41) da OPAS/OMS e coordenador do Projeto NETHIS e composta pelo Dr. Mauricio Barreto (ISC/UFBA), Letícia Pinheiro (Instituto de Relações Internacionais da PUC-RJ) e Claudio Lorenzo (Cátedra UNESCO / PPG em Bioética / FS / UnB).

Os temas a serem discutidos na mesa são: “A perspectiva da epidemiologia latino-americana nos processos de cooperação técnica na América Latina”, “A inserção da saúde na política externa brasileira: antecedentes e perspectivas vis-à-vis o conceito de Cooperação Sul-Sul” e “Regulação bioética da pesquisa envolvendo seres humanos na América Latina”.

O Congresso Brasileiro de Epidemiologia é uma oportunidade de atualizar e rever as distintas questões da saúde que interessam à sociedade brasileira. Segundo José Paranaguá de Santana, “a participação do NETHIS no Congresso expressa a missão de promover a cooperação interdisciplinar entre bioética, diplomacia e saúde pública”.

Para saber mais sobre o congresso, clique aqui.

Última atualização em Ter, 20 de Setembro de 2011 14:20

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595