Skip to content

Capacidades Humanas para a Saúde

Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica terá cursos oferecidos pela UNA-SUS

As universidades públicas participantes do Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) vão ser responsáveis por ministrar um curso de especialização em Saúde da Família, dentro do  "Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica". O Programa foi criado por meio de uma portaria dos Ministérios da Saúde e da Educação e compreende um conjunto de medidas para estimular os profissionais de saúde a trabalharem na Estratégia de Saúde da Família em localidades de difícil acesso ou de populações de maior vulnerabilidade. No total serão destinados R$ 85 milhões de reais para a capacitação de profissionais de saúde.

A proposta inclui apoio presencial e à distância para os profissionais e remuneração equivalente à dos trabalhadores da Equipe de Saúde da Família (ESF).

O objetivo é acolher no programa 2.000 médicos, 1.000 enfermeiros e 700 dentistas, pagos diretamente pelos municípios.

Para os médicos, além da especialização, a participação no programa poderá render bonificação de até 20% nos Concursos de Residência Médica em qualquer especialidade para os que ficarem dois anos.

Ao todo, 2 mil vagas poderão ser preenchidas a partir de fevereiro de 2012. Os bônus para a residência passam a valer a partir de novembro do mesmo ano. Por enquanto, apenas os médicos terão bônus nas provas de residência, mas estuda-se ampliar para as outras duas áreas.

Os municípios que serão contemplados com o programa serão definidos até o final do ano. O Conselho Nacional de Residência Médica divulgará, por meio de resolução, os índices e critérios da pontuação.

A Universidade Aberta do Sul é um projeto do Ministério da Saúde, desenvolvido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES) com apoio da OPAS/OMS pelo Programa de Política de Recursos Humanos (TC 57).

Para saber mais sobre a UNA-SUS, clique aqui 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595