Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

A OMS/TDR divulga os resultados da avaliação de testes rápidos para o diagnóstico da leishmaniose visceral

A OMS/TDR por meio de sua publicação “Visceral leishmaniasis rapid diagnostic test performance” divulga os dados da avaliação de testes rápidos para o diagnóstico da leishmaniose visceral (LV). Esta publicação e resultado de um estudo realizado por nove laboratórios em três regiões endêmicas da doença no mundo.

Até a década de 1990, o diagnóstico mais acurado para Leishmaniose Visceral exigiu a confirmação parasitológica por microscopia ou cultura do sangue, medula óssea, linfonodos e baço. A invasividade e complicações potencialmente fatais associadas com métodos como as aspirações motivou o desenvolvimento de métodos não-invasivos, tais como os testes sorológicos: teste de aglutinação direta (TAD) e ensaios imunocromatográficos de fluxo lateral, comumente referido como testes de diagnóstico rápido (RDT sigla em inglês).

Esta avaliação foi projetada para fornecer dados comparativos sobre o desempenho de lotes dos RDT de cinco RDT disponíveis comercialmente. A OMS/TDR espera que os resultados das avaliações possam ser utilizados na orientação de prioridade para os ensaios de campo e/ou aquisição dos testes.

Leia na integra a publicação.

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

virus ebola na Africa

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595