Skip to content

Programa de Cooperação Internacional em Saúde

Mestrado em Diplomacia da Saúde

O curso de Mestrado Saúde Global e Diplomacia da Saúde, da ENSP/Fiocruz, está com inscrições abertas até o dia 03 de novembro de 2011. Serão selecionados 30 candidatos para o mestrado que terá duração de 2 anos, com início em março de 2012.O mestrado será coordenado pela Dra. Célia Almeida, e tem como objetivo habilitar os alunos para analisar e discutir as relações entre a dinâmica do sistema mundial e seu impacto sobre a saúde das populações, em nível nacional e internacional, bem como atuar nos âmbitos da saúde global e da diplomacia da saúde.

A Organização Pan-Americana da Saúde está colaborando com essa iniciativa mediante o Termo de Cooperação N° 41, firmado em 2005 com o Ministério da Saúde e a Fiocruz, que tem como um de seus eixos programáticos o apoio ao fortalecimento da capacidade nacioanal para a cooperação internacional. Segundo José Paranaguá de Santana, gerente do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (tc 41), "a realização deste mestrado profissional representa um passo fundamental nessa direção, pois o Brasil tem ampliado sua projeção no contexto mundial e a saúde representa uma área prioritária para sua política externa; um processo que tem respaldo interno ante os avanços alcançados com a política nacional de saúde orientada para a universalização, equidade e integralidade do acesso".

Outro destaque da parceria entre a OPAS e ENSP/FIOCRUZ pelo TC 41 foi o I Curso de Especialização em Saúde Global e Diplomacia da Saúde, concluído em  15 de abril de 2009. A especialização destinou-se aos profissionais que trabalham na área de cooperação internacional (clientela do MS, ANVISA e Fiocruz e instituições de ensino do DF), capacitando-os para análise e atuação nesse campo no contexto das relações entre a dinâmica da globalização e seu impacto nas políticas de saúde. Para Célia Almeida "essa iniciativa da ENSP/Fiocruz, realizada com a colaboração da representação brasileira da OPAS e do Núcleo Federal de Ensino da Escola de Governo da Fiocruz/Brasilia, foi extremamente bem sucedida e já estamos nos preparando para o lançamento do segundo Curso". (clique aqui para ler a notícia)

Para mais informações sobre as inscrições e o processo de seleção, acesse o site da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ).

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595