Home Página Principal III Reunião da Rede BVS ePORTUGUESe

Programa de Cooperação Internacional em Saúde



III Reunião da Rede BVS ePORTUGUESe

A III Reunião de Coordenação da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) ePORTUGUESe ocorre entre os dias 25 e 29 de setembro de 2011 em São Tomé, capital de São Tomé e Príncipe. O encontro reúne especialistas de diversos países. A consultora Roberta Santos representa a OPAS/OMS no evento, pelo Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41) e participa da mesa redonda: O Brasil e a Cooperação Sul-Sul.

 Roberta também fará uma apresentação do escopo da cooperação com a Rede ePORTUGUESe, apoiada pelo TC 41, bem como apresentação da BVS NETHIS e a participação dos PALOP. A BVS NETHIS é uma inciativa consorciada entre a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e a Universidade de Brasília (UnB) com o apoio da OPAS/OMS pelo TC 41. A BVS temática em Bioética e Diplomacia em Saúde é um espaço virtual que reúne fontes de informações especializadas sobre a intersecção temática da Bioética, Relações Internacionais e Saúde Pública. Ela foi inaugurada no dia 28 de julho de 2011.

A meta da Rede é estabelecer e manter uma aliança entre instituições de saúde nos paises-membros de língua portuguesa, para promover, apoiar, gerar, administrar, compartilhar e usar o conhecimento por meio de ferramentas de gestão e disseminação da informação necessária para fortalecer os sistemas de saúde nestes países. Fazem parte da Rede ePORTUGUESe: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Com a consolidação da Rede ePORTUGUESe foi possível desenvolver para cada país o portal nacional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) com o apoio da BIREME/OPAS/OMS. Dentro do projeto, outros dois destaques: a Biblioteca Azul em português (Blue Trunk Library) e o desenvolvimento da Rede de Fontes de Informação em Ciências da Saúde para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A Biblioteca Azul é uma compilação de aproximadamente cento e cinqüenta livros relacionados com as ciências biomédicas e de saúde pública. A coleção, organizada segundo grandes temas foi desenvolvida pela biblioteca da OMS para a instalação nos centros de saúde distritais afim de compensar para a falta de informação atualizada nestas áreas específicas.

Todos esses assuntos serão debatidos durante a III Reunião da Rede BVS além da apresentação de um panorama da ePORTUGUESe em todos os países integrantes. Clique aqui para ver o programa do evento.

Para mais informações sobre a Rede, acesse o site.

 

 





Rede CADRHU/CIRHUS

 



 

Telessaúde

 

 


Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595