Skip to content

Terceira reunião da cooperação técnica entre Brasil, Bolívia e Colômbia para o fortalecimento da vigilância em saúde de populações expostas a mercúrio (TCC)

 Ocorreu de 13 a 16 de setembro em Ananindeua-Pa, nas instalações do Instituto Evandro Chagas - IEC/SVS a terceira reunião da cooperação técnica entre Brasil, Bolívia e Colômbia para o fortalecimento da vigilância em saúde de populações expostas a mercúrio.

A cooperação tem como propósito o intercâmbio de experiências entre do Brasil, Colômbia e Bolívia, para compartilhar as fortalezas que cada um dos países possui nas áreas de vigilância em saúde, investigação e pesquisa na área do mercúrio.

Esta foi a reunião de encerramento da cooperação técnica, com a apresentação de diversos produtos, discussão de desafios futuros e compromissos entre os países no âmbito da vigilância em saúde de populações expostas a mercúrio.

Estiveram presentes na reunião o presidente da comissão internacional de negociação do mercúrio- INC/PNUMA, Dr. Fernando Lugris, autoridades do Ministério do Meio Ambiente, Minas e Energia do Brasil e Ministério da Saúde, FIOCRUZ, IEC, assessores de saúde ambiental da OPAS/OMS dos três países, também estiveram presentes representantes da OTCA participantes do projeto de Vigilância em Saúde Ambiental da Amazônia.

Nesta reunião foi lançada a Rede de Vigilância em Saúde por Exposição ao Mercúrio – REDVIGIMER. Também foi definida a necessidade de extensão do alcance da rede para os demais países da região amazônica que compartilham de problemas semelhante  pela exposição humana ao mercúrio.

Os próximos passos desta cooperação preveem atividades de calibração interlaboratorial, com vistas ao controle de qualidade analítico das amostras para a quantificação de mercúrio. Outro ponto de destaque das discussões é a necessidade de definição de critérios para diagnóstico clínicos de populações expostas a mercúrio. O último produto desta cooperação será a publicação de um livro com diversos capítulos com vistas ao fortalecimento da vigilância em saúde de populações expostas à mercúrio elaborado em comum esforço entre os três países participantes da cooperação.

Para saber mais sobre essa cooperação técnica, consulte as seguintes notícias:

Primeira Reunião em Bogotá

Segunda Reunião em La Paz

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595