Skip to content

Capacidades Humanas para a Saúde

CVSP disponibiliza programa gratuito para Descritores de Ciências da Saúde

O nodo Brasil do Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP/OPAS), sediado na Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (ENSP) disponibilizou, para comunidade internacional um software livre que permite a utilização dos Descritores de Ciências da Saúde (DeCS) para indexar conteúdo em portais institucionais. O DeCS é uma versão estendida trilíngue do Medical Subject Headings (MeSH), utilizado para indexar artigos pela científica internacional.

O DeCS é mantido e oferecido pela BIREME/OPAS, e com esse módulo é possível conferir em tempo real se o recurso está catalogado utilizando os verbetes corretos, possibilitando assim localizar conteúdos correlacionados estejam eles em português, espanhol ou inglês.

O software foi desenvolvido na linguagem PHP e está disponível como módulo do framework Drupal. A indexação pelo DeCS vem sendo utilizada como padrão na Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), seja para classificar material didático no Acervo de Recursos Educacionais de Saúde ou cursos e módulos educacionais na Plataforma Arouca. 

“A adoção do DeCS como padrão de catalogação será importante para permitir o mapeamento toda produção de conteúdo educacional aberto em todo Brasil, pelo Sistema UNA-SUS, e na Latino-América pelo Campus Virtual de Saúde Pública da Organização Pan-Americana de Saúde, assim como a cooperação entre as duas iniciativas”, explicou o coordenador técnico da Secretaria Executiva da UNA-SUS, Vinícius de Araújo Oliveira.

A OPAS/OMS apóia a ENSP e UNA-SUS pelo Programa de Política de Recursos Humanos em Saúde (TC 57).

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595