Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Home


Reunião entre a SCTIE e a OPAS/OMS Brasil

No dia 06 de setembro, o Representante da OPAS/OMS Brasil, Diego Victoria, o Gerente da Gerência de Saúde, Felix Rigoli e o Coordenador da Unidade Técnica de Medicamentos, Tecnologia e Pesquisa, Christophe Rerat reuniram-se, em Brasília, com o Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha e seu gabinete para discutir o alinhamento dos Termos de Cooperação celebrados com a secretaria, considerando os Planos Nacional, Regional e Global.

Na reunião também foi abordada a missão dos Representantes da OMS dos países BRICS, ocorrida nos dias 24 a 26 de agosto de 2011, para a construção de alianças estratégicas para fortalecer a cooperação técnica entre estes países, visando o cumprimento dos compromissos estabelecidos na "Declaração de Pequim". A OPAS/OMS Brasil se posicionou como facilitador na triangulação de ações de cooperação internacional do Brasil com a OMS no tema de acesso à medicamentos e do complexo industrial e inovação em saúde.

O Representante da OPAS/OMS Brasil informou que os Termos de cooperação devem ter duas vertentes fortes, gestão do conhecimento e cooperação internacional. Carlos Gadelha reafirmou seu interesse em apoiar a implantação do Projeto OPAS da Plataforma Regional de Inovação e Acesso a Saúde. A ferramenta da Plataforma está sendo finalizada pelo Instituto Stela de Santa Catarina. A OPAS/OMS espera que a plataforma facilite a interação produtiva dos integrantes dos sistemas de inovação para a saúde além das barreiras institucionais, do país ou do setor de origem. A plataforma servirá como um canal para promover a transferência e o fluxo de informação necessária para impulsionar o desenvolvimento dos produtos para a saúde prioritários para as Américas.

O Secretário Carlos Gadelha também manifestou a intenção de solicitar a cooperação da OPAS/OMS Brasil no desenvolvimento da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS regulada pela Lei 12.401 de 28 de abril de 2011, assim como, integrar a incorporação à gestão de tecnologias em saúde, buscando o desenvolvimento da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde - REBRATS e dos Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde em Hospitais de Ensino - NATS. Essas ações já são apoiadas pela OPAS/OMS Brasil através do Termo de Cooperação 47 que visa a implementação de atividades estratégicas no campo da CT&I em saúde.

 

:: Eventos



Não há nenhum evento programado

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595