Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

MALÁRIA, um dos principais temas revisados pelo 51º Conselho Diretor da OPAS/OMS, Washington D.C., Setembro 2011

A Diretora da OPAS/OMS, Dra. Mirta Roses disse que o 51º Conselho Diretor é uma oportunidade para agir no futuro, fazer revisão das políticas, corrigir e ajustar as intervenções, colocando que esta reunião é uma única forma de alcançar benefícios tangíveis para a saúde das pessoas em nossos países.

Na apertura do dia 26 de setembro, no Conselho Diretor, junto a Dra. Roses, estavam a Diretora da Organização Mundial da Saúde, Dra. Margaret Chang, Salomon Chertorivski como Presidente do Painel, Albert Ramdin, Secretário Geral Assistente da Organização dos Estados Americanos, Kei Kawabata, Gestor do Setor Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento e Kathleen Sebelious, Secretária do Departamento de Saúde dos Estados Unidos.

Durante a semana toda, de 26 ao 30 de Setembro, as autoridades de saúde dos países americanos irão revisar e discutir as diferentes iniciativas, estratégias e resoluções que deverão ser endossadas pelos Ministros de Saúde dos países das Américas, durante esta reunião anual. A malária encontra-se entre os nove principais temas de trabalho. Outro tema relacionado com a malária e muitos outros problemas de saúde e situações de risco para a saúde e a vida, a mudança climática, será discutida também. O documento com a Estratégia e Plano de Ação para Malaria, e a Resolução proposta, pendente para sua adoção, será discutido na Plenária da quinta-feira, 29 de Setembro.

E oportuno lembrar que os Estados Membros da 64ª Assembléia Mundial da Saúde, celebrada em Maio de 2011, acordaram manter a malária como um problema prioritário nas suas agendas políticas e de desenvolvimento, para acelerar a implementação de políticas e estratégias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde e assim alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

 

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595