Skip to content

A Rede de Políticas Informadas por Evidencias no Brasil – EVIPNet – reconhecida em publicação científica

Imprimir E-mail

EVIPNet é uma rede que opera no nível global através da OMS, regional – EVIPNet America e no nosso país através do apoio da OPAS ao Termo de Cooperação com o DECIT/SCTIE. Disseminando a importância de estreitar o uso de evidencia cientifica entre gestores para facilitar a tomada de decisão, a Secretaria Municipal de Piripiri no Estado do Piauí criou o NUCLEO DE EVIDENCIAS EM SAUDE. O Secretario Municipal, Jorge Barreto e o consultor Nathan Souza acabam de publicar um trabalho cientifico sobre a experiência de Piripiri.

O trabalho que pode ser acessado através do link:

http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/artigo_int.php?id_artigo=8390

O NEv de Piripiri é uma iniciativa subsidiária do componente brasileiro da Evidence-informed Policy Network (EVIPNet) Américas e representa um experimento local endereçado à tradução do conhecimento e sua disseminação social visando à melhoria dos serviços e do sistema local de saúde mediante o uso dos resultados da pesquisa científica nos processos de enfrentamento dos problemas locais de saúde.

Este artigo discute o valor do uso do conhecimento gerado pela pesquisa para o desenvolvimento de políticas em saúde em todos os níveis de gestão e apresenta a experiência do NEv de Piripiri expondo, pormenorizadamente, seus objetivos, processos de trabalho e resultados iniciais na promoção do uso de evidências científicas para potencializar resultados em saúde, otimizar recursos disponíveis e criar ambientes favoráveis à comunicação aberta entre pesquisa, governo e sociedade.

Recomendamos sua leitura!

Última atualização em Ter, 27 de Setembro de 2011 14:13

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595