Skip to content

Triplice Fronteira Argentina-Brasil-Paraguai se prepara para Certificar a interrupção da transmissão da Malária

Durante uma Oficina desenvolvida os dias 18 e 19 de agosto de 2011, técnicos e especialistas em malária dos Ministérios da Saúde e da OPAS/OMS de Argentina, Brasil e Paraguai, reuniram-se para discutir os termos de trabalho nas áreas geográficas da tríplice fronteira, sobre a eliminação da endemia, no marco do TCC assinado por estes paises, estimulando assim a Cooperação Sul-Sul. 

Participarem no evento o Dr. Keith Carter, Assessor Regional de Malária da OPAS/OMS em Washington, a Dra. Antonieta Arias e a Dra. Mayira Sojo-Milano, Consultoras da OPAS/OMS no Paraguai e no Brasil, junto com técnicos dos Ministérios de Saúde e Programas Nacionais de Malaria dos três países. Argentina, Brasil e Paraguai assinaram este Termo de Cooperação Técnica para apoiar a luta contra doenças transmitidas por vetores, tais como: dengue, febre amarela, leishmaniose e malária. Sobre malária, o TCC trabalha no tema da eliminação, por conta da baixa incidência da doença nesta área.

Os participantes, reunidos na Entidade Binacional de Itaipú, determinaram como produtos desta importante atividade com malária: a identificação das bases técnicas para a construção de indicadores, identificação das linhas de base (por cada componente programático) e o estabelecimento de metas para a certificação para a eliminação da malaria na zona das três fronteiras, num tempo aproximado de três anos.

Um dos subprojetos que oferece grande desafio, e tem a maior operatividade para atender a vigilância, controle e monitoramento da malaria está representado pela criação de uma Sala de Analise Situacional. Esta Sala apoiaria a observação na situação de saúde em forma integral na área da tríplice fronteira.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595