Skip to content

Margaret Chan reitera o apoio da OMS aos esforços dos países das Américas contra o tabaco

Imprimir E-mail

nullA Diretora-Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Dr. Margaret Chan, prometeu que a organização "está profundamente empenhada em combater a epidemia do tabaco", que deu "uma enorme contribuição para a morbidade e mortalidade" em todo o mundo. A declaração foi dada durante a sessão de abertura da 51ª Reunião do Conselho Diretor da OPAS, que ocorre em Washington, no período de 26 a 30 de setembro de 2011.

Chan elogiou os esforços dos países das Américas na introdução de medidas de controle do tabaco e fez referência às táticas agressivas da indústria do tabaqueira, exemplificando com o contencioso por ela instalado contra o Governo do Uruguai. A Diretora-Geral afirmou que “a indústria do tabaco pode se dar ao luxo de contratar os melhores advogados e as melhores agências de relações públicas e, com isso, falar mais alto que qualquer argumento moral ético, público ou de saúde, podendo atropelar a prova científica mais contundente”.

No seu discurso, a Diretora-Geral conclamou com as nações da região com um forte apelo, avisando que: "Se um país cede a essas táticas, outros vão cair como dominós". Margareth Chan reiterou o apoio da OMS ao prometer que a organização estará por trás de cada país nesse esforço e declarou sua confiança no espírito de solidariedade e apoio mútuo dos países das Américas.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595