Skip to content

Agências da ONU no Brasil voltaram a se reunir para discutir apoio às políticas de controle de tabaco

nullEm 13 de setembro de 2011, na sede da Organização Internacional do Trabalho – OIT, em Brasília, se reuniram membros de diversas agências da Organização das Nações Unidas - ONU, com a finalidade de aprofundar as discussões sobre o apoio institucional à implementação da Convenção-Quadro para o Controle de Tabaco no Brasil.

A reunião é uma atividade de seguimento ao mandato recebido pela Organização Pan-Americana de Saúde no Brasil durante a Oficina Tabaco, Doenças Transmissíveis e Desenvolvimento: a importância da CQCT-OMS no alcance dos objetivos do milênio, realizada pela OPAS-Brasil, no dia 31 de maio de 2011.

Naquela ocasião, considerando a importância do tema e o seu caráter transversal, várias agências se dispuseram a colocar as suas experiências e atribuições institucionais à disposição de um projeto integrado que apóie a implementação de diretrizes da CQCT-OMS. Desde então, algumas reuniões vêm sendo realizadas para construir o marco lógico do projeto, definir suas atividades e identificar potenciais financiadores.

Alguns temas específicos, como a necessidade de diversificação da matriz econômica dos municípios produtores de tabaco, vêm sendo discutidos com profundidade para apresentação nas próximas reuniões mensais de representantes e coordenadores de agências da ONU no Brasil.

Na ocasião, estiveram presentes Glauco Oliveira (OPAS-Brasil), Ana Lúcia Monteiro (OIT-Brasil), Edward Bresnyan (Banco Mundial), Gustavo Chianca (FAO-Brasil), Adriana Gregolin (Ministério do Desenvolvimento Agrário), Tânia Cavalcante e Cristina Perez (INCA-CONICQ).

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595