Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

O Brasil apresenta experiências bem sucedidas em reunião regional de controle da tuberculose nas grandes cidades

nullDurante os dias 14 a 16 de setembro de 2011 foi realizada em Buenos Aires, Argentina, a reunião regional sobre o controle da tuberculose em grandes cidades, com importante participação do Brasil e apoio da Representação da OPAS/OMS no Brasil. Experiências bem sucedidas dos municípios do Rio de Janeiro e São Paulo, duas das maiores cidades das Américas, foram apresentadas como modelo da articulação com os programas de atenção primária em saúde. (Clique para ampliar a foto)

nullA América Latina e o Caribe (LAC) são uma das regiões do mundo mais urbanizadas, só superada pela América do Norte, com 80% da população morando em áreas urbanas de grandes cidades. Muitas situações de alta vulnerabilidade social estão presentes nas grandes cidades, especialmente a pobreza, a exclusão social, o difícil acesso aos serviços de saúde e aos serviços básicos de água potável e saneamento ambiental. Também estão presentes problemas associados à co-morbidade como diabetes, HIV e o abuso de álcool, drogas aditivas e violência.

 

Neste contexto social a tuberculose (TB) encontra as melhores possibilidades de desenvolvimento e transmissão, explicando que nas áreas urbanas das grandes cidades a taxa de incidência de TB é maior que a média nacional dos países.

 

Durante a reunião foram cumpridos os seguintes objetivos:

  1. Analisar os desafios na implementação da Estratégia Stop TB nas populações vulneráveis das grandes cidades.
  2. Compartilhar experiências bem sucedidas relacionadas ao controle da TB nas diferentes populações das grandes cidades dos países.
  3. Identificar os diferentes atores da saúde das grandes cidades para gerar parcerias conjuntas dirigidas ao controle eficiente da TB.
  4. Definir as estratégias para atingir os problemas da TB nas grandes cidades da América Latina e Caribe.

Na reunião participaram representantes dos programas de tuberculose do Peru, Venezuela, Argentina, Bolívia, México, Colômbia, Equador, Chile, Paraguai, Guatemala, El Salvador e Brasil, e os pontos focais de doenças transmissíveis da OPAS/OMS do Brasil, Peru, Paraguai, Bolívia, Chile, Argentina e El Salvador.

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595