Skip to content

NETHIS na Semana Universitária da UnB

Imprimir E-mail

O Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (NETHIS) participa da Semana Universitária da Universidade de Brasília (UnB) entre os dias 4 e 5 de outubro de 2011. Os temas abordados incluem: Bioética, Saúde Pública, Diplomacia em Saúde e Direitos Humanos. Os eventos acontecem no prédio da Fiocruz e na Faculdade de Saúde do Campus Ceilândia da UnB e são abertos ao público.

A palestra “Direitos Humanos, Saúde Pública e Diplomacia: perspectivas da bioética de intervenção”, com o consultor do NETHIS, Marco Aurélio Torronteguy, foi no dia 4 de outubro, das 10h às 12h, na Sala 5 – Térreo bloco educacional da Fiocruz. Torronteguy trabalhou com o conceito de dignidade humana e apresentou a história dos direitos humanos, principalmente após os Pactos de 1966. A palestra, que reuniu graduandos de Direito e Saúde Coletiva, também teve como pauta os problemas oriundos da saúde pública que repercutiram no campo dos direitos humanos. Saiba mais.

No dia 5 de outubro, às 9h no Campus Ceilândia da UnB, foi realizado o seminário “Bioética e Relações Internacionais” para propor uma  reflexão acerca da importância de se pensar os direitos humanos nas relações internacionais, a partir do referencial teórico da bioética. O seminário também teve a coordenação de Marco Aurélio Torronteguy.

Às 10h do mesmo dia (5), a mesa Redonda: Cooperação Sul-Sul e Diplomacia da Saúde: campo de pesquisa e de prática profissional, contou com a presença da pesquisadora do NETHIS, Alejandra Carrillo e a consultora OPAS/OMS, Roberta Santos. A mesa redonda, no Campus Ceilândia, apresentou um arcabouço conceitual sobre Cooperação Sul-Sul e Diplomacia em Saúde, de forma a promover debate com os profissionais e futuros profissionais de saúde sobre o espaço de pesquisa e de prática profissional neste campo.

A temática das relações internacionais e a ordem global foi introduzida de forma dinâmica com a platéia, por meio da apresentação do filme “Su Excelencia”, de 1967. A palestrante Alejandra Carrillo propôs, por meio do filme, uma reflexão sobre as semelhanças que ainda persistem no mundo em termos de iniqüidades entre os países, posições ideológicas, imposição de idéias por meio da força militar e econômica e a falta de ética e moral. Clique aqui para mais informações sobre a palestra.

A Semana Universitária é um evento promovido anualmente pela Universidade de Brasília com o objetivo de integrar a comunidade, alunos, professores e pesquisadores. Trata-se de uma semana destinada à divulgação dos trabalhos produzidos pela universidade e a promoção do diálogo com diferentes grupos sociais. Este ano a Semana Universitária foi realizada de 1 a 8 de outubro de 2011, no campus da UnB da Asa Norte, de Planaltina, da Ceilândia e do Gama.

Última atualização em Seg, 10 de Outubro de 2011 15:28

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595