Skip to content

Cooperação Sul-Sul entre Observatórios de Recursos Humanos na América Latina

Imprimir E-mail

Entre os dias 4 e 6 de outubro de 2011, especialistas em saúde da Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica e Peru, debateram com consultores da OPAS/OMS, em Brasília, os Sistemas de Informação em Recursos Humanos em Saúde (RHS) na região das Américas. Além de compartilhar experiências, desenharam estratégias de cooperação regional, elaborando uma Agenda Regional de Cooperação par fortalecimento dos Sistemas de Informação em RHS.

A Rede Observatório de RHS nas Américas possui instâncias em nível regional, sub-regional e em diversos países do continente. Suas atividades, iniciadas em 1989 sob auspícios da OPAS, incluem a produção e compartilhamento de informações relevantes para a tomada de decisões sobre gestão do trabalho e da educação em saúde. Constitui um espaço para fortalecimento da capacidade técnica e fóruns de debate para ampliação da governança dessas políticas setoriais.

Costa Rica iniciou a sequencia de apresentações com o tema "Sistema de Informação de RH da Caixa de Seguro Social".  A seguir fizeram-se as demais exposições: Brasil, sobre a "Rede Observatório de Recursos Humanos e a Sala de Situação do Ministério da Saúde"; Chile, "Sistemas de Informação de RH e registro de prestadores individuais"; Peru, "Observatório de RH e Sistemas de Informação; e Argentina, "Sistema de Informação Sanitária".

A reunião foi subsidiada pelo Programa de Cooperação Internacional - TC 41 entre OPAS/MS/FIOCRUZ - e suas conclusões e recomendações serão adotadas pelo Programa Regional de Recursos Humanos da OPAS nas suas ações de cooperação junto aos países da América Latina e Caribe.

 

Última atualização em Ter, 18 de Outubro de 2011 07:21

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595