Skip to content

I Curso de Vigilância do Desenvolvimento Infantil da cidade de São Paulo

Imprimir E-mail

nullA OPAS/OMS no Brasil e a Coordenação da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura da cidade de São Paulo (SMS-SP) realizaram no dia 04 a 06 de outubro de 2011 o I Curso de Vigilância do Desenvolvimento Infantil no Contexto da AIDPI do Município de São Paulo.

Essa foi uma atividade promovida pelo Projeto Interagencial Segurança Humana que é desenvolvido desde 2008 na cidade de São Paulo, pela OPAS/OMS, UNESCO, UNICEF e UNFPA em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência e Desenvolvimento Social.

Este curso foi fruto da parceria  da OPAS/OMS no Brasil com a Dra. Amira Consuêlo de Melo Figueiras, professora de pediatria e chefe do Ambulatório de Autismo do Serviço de Crescimento e Desenvolvimento Caminhar do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza/UFPA; e com a Dra. Isabel Cristina Neves de Souza, professora de pediatria  e coordenadora do Serviço de Crescimento e Desenvolvimento Caminhar do Hospital Huniversitário Bettina Ferro de Souza/UFPA.

As Dras. Amira e Isabel desenvolvem no município do Belém diferentes ações e projetos que promovem a vigilância do desenvolvimento infantil e são autoras do Manual de Vigilância do Desenvolvimento Infantil no Contexto do AIDPI.

Este ano a OPAS/OMS através do Projeto Segurança Humana promoveu a participação de oito profissionais da Atenção Básica da SMS-SP em dois cursos de capacitações desenvolvidos pelo Projeto de Ações Integradas para o Desenvolvimento Infantil no Distrito Dagua no Belém, Pará, com apoio do nível regional da OPAS, especificamente da área de saúde da criança, a traves do Dr. Yehuda Benguigui.null

Em agosto de 2011, a OPAS/OMS no Brasil também realizou em parceria com a Coordenação da Atenção Básica o 1º Encontro sobre Vigilância do Desenvolvimento Infantil no Contexto da AIDPI, que contou com a presença da Dra. Amira e teve como objetivos sensibilizar profissionais técnicos da SMS-SP para a importância deste tema e construir proposta de implantação da Vigilância do Desenvolvimento Infantil para a cidade de São Paulo.

Fruto desse processo, o I Curso de Vigilância do Desenvolvimento Infantil no Contexto da AIDPI no Município de São Paulo teve como objetivos capacitar 25 profissionais da Atenção Básica como multiplicadores deste curso e elaborar projeto para implantação e disseminação desta metodologia na Atenção Básica do Município de São Paulo.

Última atualização em Qui, 13 de Outubro de 2011 15:24

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595