Skip to content

OPAS/OMS Brasil participa da 1ª Oficina sobre os Sistemas de Vigilância Sanitária da América do Sul

Imprimir E-mail

Representantes de Autoridades de Regulação e Vigilância Sanitária de 11 países da União das Nações Sul-Americanas - UNASUL, da OPAS/OMS Brasil e do Instituto Sul Americano de Governo em Saúde – Isags se reuniram, nos dia 3 a 7 de outubro, no Rio de Janeiro, para a 1ª Oficina sobre os Sistemas de Vigilância Sanitária da América do Sul.

Nesta ocasião, também se reuniram os pontos focais do Grupo Técnico sobre Acesso a Medicamentos da UNASUL para discutir questões prioritárias do Plano de Trabalho Qüinqüenal para 2012, além de buscar uma posição comum para países de América do Sul sobre a questão dos produtos falsificados de saúde para ser apresentada na Assembléia Mundial da Saúde em outubro de 2011.

Representantes da OPAS/OMS Brasil e do ISAGS-UNASUL concordaram sobre a necessidade de trabalhar para complementar as atividades de Cooperação Técnica Regional sem nenhuma competição. Estabeleceu-se um canal de comunicação entre as duas organizações para trabalhar em sinergia, favorecendo a utilização de ferramentas de gestão de conhecimento para disponibilizar e compartilhar informações estratégicas.

Consultores da OPAS/OMS Brasil apresentaram, aos representantes dos países, as atividades do Plano de Trabalho Regional desenvolvido pela Organização,incluindo o trabalho da Rede PARF. Os representantes dos países concordaram com a necessidade de concentrar seus esforços em 2 ou 3 áreas de trabalho para 2012, dentre elas, a definição de um mecanismo para troca de informações sobre fornecedores de medicamentos e equipamentos médicos avaliados pelas agências reguladoras  nacionais e certificados de boas práticas de fabricação após missões inspeções no local.


Mais informações na página do ISAGS: http://www.isags-unasul.org

Última atualização em Sex, 07 de Outubro de 2011 14:28

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595