Skip to content

Conselho Consultivo da UNA-SUS toma posse em Brasília

Imprimir E-mail

O Conselho Consultivo da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) tomou posse nesta quinta-feira, 6 de outubro, em Brasília. A cerimônia aconteceu no prédio da FIOCRUZ e contou com a presença do gerente de Sistema de Saúde da OPAS/OMS, Felix Rigoli. Da mesa de abertura participaram: a Secretária Executiva do Ministério da Saúde, Márcia Amaral; o Secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES), Milton Arruda e o Secretário Executivo da UNA-SUS, Francisco Campos.

 

A Secretária Executiva do MS, Márcia Amaral, representou o Ministro Alexandre Padilha na abertura do evento. Ela afirmou que o Conselho Consultivo é um ponto importante na consolidação da UNA-SUS.  “Este é um importante instrumento de democratização das políticas de saúde e da ampliação da legitimidade do SUS”, afirmou.

O Secretário da SGTES, Milton Arruda, ressaltou que a política de funcionamento da UNA-SUS, está alinhada com a política geral da Saúde no Brasil e a cada etapa concluída nas suas atividades o seu papel se torna ainda mais importante. “O Sistema UNA-SUS tem o desafio de pensar a qualificação na nova lógica da Rede de Atenção Básica à Saúde. Destaco aqui também o desenvolvimento de instrumentos fundamentais para esse desafio como a Plataforma Arouca e o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde”.

O Secretário Executivo da UNA-SUS, Francisco Campos, fez, em sua apresentação, um breve histórico de evolução do SUS e das capacitações realizadas desde a década de setenta até os dias atuais e elencou ainda as várias ações que a UNA-SUS vem realizando com os temas Saúde da Família, Qualificação de gestores, Redes de Saúde, Vigilância em Saúde e Gestão Participativa. “A nossa meta é fazer com que os vários atores envolvidos no processo de capacitação e aprendizado consigam atender às demandas dos serviços da área de Saúde”, concluiu.

Durante a reunião, a Prof.ª Ana Estela Haddad apresentou informe sobre a portaria interministerial para regulamentação do Decreto 7285 que tratará das diretrizes de orientações técnicas das ações educacionais da Rede UNA-SUS.

O evento contou com a presença de membros do Conselho e seus representantes e de instituições parceiras. Entre eles, estavam Helvécio Miranda Magalhães Júnior, o Secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, a Diretora de Programa da SGTES/MS, Ana Estela Haddad, a representante da FIOCRUZ, Nísia Trindade Lima, Secretário de Atenção à Saúde, o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, o representante do CONASS, Paulo Seixas, o gerente de Sistemas de Saúde da OPAS/OMS, Felix Rigoli e a representante do CONASEMS, Aparecida Pimenta.

Com informações e foto do site da UNA-SUS.

Última atualização em Dom, 09 de Outubro de 2011 17:46

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595