Skip to content

OPAS/OMS lança curso à distância de avaliação de riscos à saúde humana por exposição à substâncias químicas em espanhol.

Imprimir E-mail

null Ocorreu nos dias 10 e 11 de outubro de 2011 na Cidade de Assunção – Paraguai o lançamento do curso à distância de avaliação de riscos à saúde humana por exposição à substâncias químicas  em espanhol no marco da cooperação entre Brasil e Paraguai para o fortalecimento das capacidades  locais  em avaliação de riscos à saúde humana por exposição a substâncias químicas em áreas contaminadas.

null A cooperação técnica tem como objetivo reforçar a capacidade dos países para o processo de desenvolvimento de políticas públicas e desenvolvimento de recursos humanos na implementação da metodologias para avaliar os riscos à saúde humana em decorrência da exposição a produtos químicos em áreas contaminadas.

O referido curso foi elaborado pelo Instituto de Saúde Coletiva – IESC da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental - CGVAM em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS/OMS com a colaboração do Programa de Formação de Recursos Humanos em Vigilância em Saúde Ambiental da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). http://www.iesc.ufrj.br/vsaunasus/

Além de participantes do Paraguai (40 alunos) o curso também contará com a participação de técnicos do Chile (12 alunos) e técnicos dos países do projeto de saúde ambiental da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica – OTCA (10 alunos). O Curso de Capacitação em Avaliação de Risco à saúde humana por exposição a substâncias químicas apresenta um total de 100 horas, com previsão de duração de 20 semanas. Os objetivos específicos são: conhecer o marco conceitual e histórico dos estudos de avaliação de risco no Brasil; conhecer as diferentes etapas do processo de avaliação de risco à saúde humana; utilizar os métodos e procedimentos na aplicação da metodologia em estudos de casos e analisar criticamente as formas de aplicação deste processo em áreas de risco.null

Esta iniciativa em parceria com a UFRJ CGVAM e UNA-SUS com o apoio e financiamento da OPAS/OMS no âmbito da cooperação Sul-Sul representa  um passo concreto para a expansão da UNA-SUS para os países da região, bem como para o fortalecimento da área de saúde ambiental.

 

 

Para saber mais:

UNA-SUS oferece 350 vagas para curso de Avaliação de Risco à Saúde Humana


Edital de seleção e alunos para o curso de Avaliação de Risco à Saúde Humana por Exposição a Substâncias Químicas.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595