Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Dia Mundial de Lavar as Mãos

nullSaúde também se aprende na escola. Este é o tema da campanha que o Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), para comemorar o Dia Mundial de Lavar as Mãos. A ideia é mostrar a crianças e adolescentes das escolas de todo país a importância que este gesto simples tem para a saúde de todos nós.

Sua participação é fundamental para o sucesso da campanha.  Todas as peças da campanha estão disponíveis no link: www.saude.gov.br/lavarasmaos.

14 de outubro Dia Mundial de Lavar as mãos.
 
 Active Image

                                              Clique no cartaz para acessar os 12 passos para lavar as mãos


No Brasil, a lavagem das mãos no âmbito escolar é abordada pelo Programa Saúde na Escola como parte das diversas intervenções de caráter integral realizadas para melhorar a qualidade da saúde e da educação.
Assume a perspectiva do auto-cuidado e do cuidado com o outro como uma atividade diária articulada à questão ambiental e do direito à saúde, o que coincide com a missão do Dia Mundial de Lavar as Mãos que visa entre outros objetivos, fomentar a criação de uma cultura local.
O incentivo à lavagem das mãos como um ato cotidiano de cuidado, além de trazer benefícios para a saúde e a educação, pode também fortalecer os movimentos para a melhoria das condições de saneamento básico, higiene e de acesso à água.

A lavagem das mãos no âmbito hospitalar (Higienização das mãos) é um processo vinculado ao primeiro desafio mundial para a Segurança do Paciente da OMS, "Uma Assistência Limpa é Uma Assistência mais Segura", campanha coordenada no Brasil pela ANVISA e OPAS, tendo com um dos principais objetivos a aplicação dos 5 Momentos para a Higienização das Mãos:

1- Antes de contato com o paciente;
2- Antes de realização de procedemento asséptico;
3- Após a risco de exposição a fluidos corporais;
4- Após o contato com o paciente;
5- Após o contato a áres próximas ao paciente;

Sample Image


Maiores informações: Acesse aqui

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

virus ebola na Africa

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595