Skip to content

Visita a Iniciativas Sanitárias do Hospital Pereyra Rossell

Imprimir E-mail

nullA equipe do Hospital Pereyra Rossell do Uruguai, apresentou a fundamentação, o marco conceitual e  a historia da aplicação das Iniciativas Sanitárias para redução do aborto em condições de risco. Os profissionais da Iniciativa Sanitária apresentaram os resultados da implementação para os diferentes níveis de aplicação, desde a  atenção primária e comunitária até o atendimento hospitalar.

Foi realizada uma visita ao centro de assistência as usuárias na área de saúde reprodutivanull e também as salas de assistência ao parto, manifestando as expectativas sobre as mudanças necessárias no prédio do hospital.

Durante a visita, foi apresentado à missão composta pelo Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde da Bahia e a OPAS/OMS no Brasil, as experiências de capacitação e sensibilização dos profissionais da saúde realizada por iniciativas sanitárias, conteúdos e metodologia aplicada.

Um dos pontos fortes do encontro foi onull destaque do projeto de aplicação do modelo na fronteira com o Brasil, financiado pela OMS, para discutir sua ampliação e potencial de apoio de um TCC que poderia documentar e sistematizar a implementação da Iniciativa Sanitária em outros contextos.

O ambiente criado pelas equipes de saúde permitiu uma grande troca de experiências positivas e acima de tudo para encontrar pontos de cooperação:

1. Elaboração de um TCC de cooperação nas fronteiras incluindo a Iniciativa Sanitária e aconselhamento integral em SSRR.null
2. Incluir no TCC a humanização do nascimento e credenciamento das unidades qualificadas (Rede Cegonha)
3. Inclusão do modelo Iniciativa Sanitária nos estados como Bahia também no TCC, mas, através de outros modelos de cooperação como o TC 43 e TC 53.

Última atualização em Qui, 13 de Outubro de 2011 19:25

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595