Skip to content

OMS anuncia, pela primeira vez, declínio de casos e mortes relacionadas à TB no mundo

null

Nesta terça feira, dia 11 de outubro, a OMS anunciou pela primeira vez que o número de pessoas com Tuberculose (TB) está em declínio. Além disso, foi divulgado que o número de mortes por tuberculose foi o menor já registrado nesta década. No entanto, o relatório alerta que a falta de investimentos coloca em risco os resultados alcançados, em especial no combate à tuberculose resistente.

O relatório global sobre o controle da TB, 2011 (WHO 2011 global tuberculosis control report)  publicado anualmente faz um panorama da tuberculose nas diferentes regiões do mundo e dentre os seus destaques, podemos citar que o número de pessoas que desenvolveram a doença caiu para 8,8 milhões em 2010 em comparação com os 9,0 milhões registrados em 2005. Além disso, os óbitos por TB caíram para 1,4 milhões em 2010, tendo alcançado 1,8 milhões em 2003.

Apesar de todos os avanços registrados, o Secretário Geral das Nações Unidas alerta que é urgente e necessário apoiar e financiar as ações de prevenção e cuidados às pessoas com Tuberculose, em especial as pessoas com maior vulnerabilidade econômica. Chamou a atenção que muitos dos progressos alcançados hoje são frutos de amplos esforços dos grandes países.

A Diretora Geral da OMS, Dra Margareth Chan, ressaltou a importância da liderança e do financiamento nacional, além de doações internacionais como fatores que permitiram o êxito na luta contra a tuberculose. O Brasil tem reportado significante e sustentável declínio desde 1990.

Clique aqui para saber mais:

O documento parcial ou completo

O resumo para a imprensa


Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595