Skip to content

Brasil apoia o trabalho pela eliminação da hanseníase como problema de saúde pública na Argentina.

Imprimir E-mail

nullFoi realizada uma visita ao programa de Hanseníase da Argentina com o objetivo de analisar as ações dirigidas à eliminação da hanseníase como problema de saúde pública no primeiro nível administrativo, sob o marco do cumprimento das metas establecidas na Resolução CD49/R19 do Conselho Diretor da OPAS (10/2009).

 

 Em 2010, a Argentina registrou 364 casos novos dos quais 3 eram em crianças menores de 15 anos e 11% tinham grau 2 de incapacidade. Um total de 633 casos estavam em tratamento a final de 2010. Embora o país eliminou a hanseníase como problema de saúde pública em nível nacional desde 1993, ainda apresenta províncias com prevalência pontual acima de 1 caso por 10000 habitantes, as Províncias do Chaco e Formosa, no Nordeste do país.

nullAs Doutoras Isabela Bernardes Goulart e Tadiana Moreira, convidadas pelo Programa Regional das Américas e o Caribe para lepra, acompanharam à Dra Ximena Illarramendi, assessora do programa regional na visita técnica de observação do Programa Nacional de Hanseníase da Argentina.
Foram visitados os Centros de Referência nas capitais de 3 das províncias mais endêmicas: Corrientes, Resistência e Pousadas, no Nordeste do país. nullA análise epidemiológica das observações realizadas durante as visitas às três Unidades de Saúde demonstrou grande número de casos de hanseníase multibacilar (lepromatosa) com alta carga bacilar e incapacidades permanentes, que sugerem diagnóstico tardio e a possibilidade de manutenção de focos ativos da doença na comunidade.

null
Entre outras recomendações, sugiriu-se a revisão do manual de normas do programa nacional, a padronização da poliquimioterapia específica para a doença, garantir em nível nacional política de medicamentos para tratamento da doença, das reações e intercorrências clínicas da hanseníase para todos os serviços de hanseníase, o investimento em pesquisa operacional e a revisão das recidivas.

Última atualização em Ter, 18 de Outubro de 2011 08:57

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595