Skip to content

OPAS participa da abertura do I Workshop em Pressão Intracraniana

Imprimir E-mail

Aconteceu, no dia 7 de outubro, no campus da USP – Ribeirão Preto, o primeiro workshop para discussão sobre um novo dispositivo médico para medir a Pressão Intracraniana – PIC de forma minimamente invasiva e não invasiva, com o apoio do Termo de Cooperação 59 entre a OPAS/OMS Brasil e o Departamento do Complexo Industrial e Inovação para a Saúde – DECIIS da SCTIE/MS.

 

A consultora Flavia Poppe, da OPAS/OMS Brasil, abriu o evento ressaltando a importância do tema da inovação de tecnologias de saúde sempre e quando estas contribuam para a ampliação do acesso a serviços de saúde, de acordo com a Resolução WHA 60.29 de 2007 da OMS.

O Professor Sergio Mascarenhas, um dos mais renomados cientistas do país e coordenador do projeto, discursou sobre o papel da ciência para o desenvolvimento da sociedade e, entre outras excelentes colocações, destacou o Triangulo de Sábato que é um modelo de política científico-tecnológica que postula que para que realmente exista um sistema científico-tecnológico é necessário que o Estado, a infra-estrutura científico-tecnológica e o setor produtivo, estejam relacionados fortemente e de maneira permanente.

O Dr Gustavo Frigieri apresentou os resultados dos experimentos de monitoramento da PIC por método minimamente invasivo e invasivo. Mostrou que o sistema desenvolvido foi capaz de monitorar as variações da pressão intracraniana e que a comparação do novo equipamento com os invasivos mostrou a eficiência do novo método, no sentido de que atende aos objetivos com um custo muito menor.

O projeto continua sua fase de disseminação através do lançamento de um página web desenvolvida “cientificamente” pela especialista em Comunicação das Ciências, Maria Vicentine.

Última atualização em Seg, 17 de Outubro de 2011 08:40

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595