Skip to content

OPAS participa da abertura do I Workshop em Pressão Intracraniana

Aconteceu, no dia 7 de outubro, no campus da USP – Ribeirão Preto, o primeiro workshop para discussão sobre um novo dispositivo médico para medir a Pressão Intracraniana – PIC de forma minimamente invasiva e não invasiva, com o apoio do Termo de Cooperação 59 entre a OPAS/OMS Brasil e o Departamento do Complexo Industrial e Inovação para a Saúde – DECIIS da SCTIE/MS.

 

A consultora Flavia Poppe, da OPAS/OMS Brasil, abriu o evento ressaltando a importância do tema da inovação de tecnologias de saúde sempre e quando estas contribuam para a ampliação do acesso a serviços de saúde, de acordo com a Resolução WHA 60.29 de 2007 da OMS.

O Professor Sergio Mascarenhas, um dos mais renomados cientistas do país e coordenador do projeto, discursou sobre o papel da ciência para o desenvolvimento da sociedade e, entre outras excelentes colocações, destacou o Triangulo de Sábato que é um modelo de política científico-tecnológica que postula que para que realmente exista um sistema científico-tecnológico é necessário que o Estado, a infra-estrutura científico-tecnológica e o setor produtivo, estejam relacionados fortemente e de maneira permanente.

O Dr Gustavo Frigieri apresentou os resultados dos experimentos de monitoramento da PIC por método minimamente invasivo e invasivo. Mostrou que o sistema desenvolvido foi capaz de monitorar as variações da pressão intracraniana e que a comparação do novo equipamento com os invasivos mostrou a eficiência do novo método, no sentido de que atende aos objetivos com um custo muito menor.

O projeto continua sua fase de disseminação através do lançamento de um página web desenvolvida “cientificamente” pela especialista em Comunicação das Ciências, Maria Vicentine.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595