Skip to content

Ceará realiza I Seminário de Educação Médica Permanente

Imprimir E-mail

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) promove, entre os dias 17 e 18 de outubro, o I Seminário Estadual de Educação Médica Permanente. O objetivo do Seminário, que conta com o apoio daOPAS/OMS pelo Programa de Politica de Recursos Humanos em Saúde (TC 57), é debater e planejar as perspectivas da educação médica pela expansão e qualificação da Atenção Especializada para os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento é destinado a trabalhadores, gestores, residentes, professores, pesquisadores, coordenadores e supervisores dos Programas de Residência Médica, professores dos cursos de Medicina do Estado, diretores de hospitais, gestores estaduais e municipais do Sistema Único de Saúde.

No primeiro dia do evento haverá duas mesas redondas. Na primeira serão debatidos os temas: O SUS e o profissional médico; O SUS e o Mercado de Trabalho Médico no Brasil e no Ceará; Iniciativas para provimento e fixação de médicos em áreas remotas e de difícil acesso.

Na segunda mesa redonda serão discutidos os assuntos: “Rede Estadual de Saúde Escola; Organização da Rede de Atenção em Saúde do SUS no Ceará e a Educação Permanente em Saúde e Regulação das modalidades de práticas de ensino na Rede de Atenção em Saúde do SUS no Ceará.

Haverá também uma série de debates entre os participantes. Dentre os temas, as Estratégias para educação médica permanente no Ceará e Metodologias ativas de aprendizado.

O Telessaúde, programa desenvolvido pelo Ministério da Saúde com o apoio da OPAS/OMS pelo TC 57, também terá destaque no evento com palestras e debates.

Entre os assuntos do segundo e último dia do evento está a mesa redonda que vai abordar:  Processo seletivo unificado para Residência Médica; Residência Médica: institucionalização da preceptoria e interiorização; Processo de institucionalização da Preceptoria Médica no Ceará.

Também estão previstas oficinas com enfoque nas Macrorregiões de: Fortaleza, Sobral, Cariri e Sertão Central.
O encerramento será após a plenária final do Seminário.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595