Skip to content

Programa de Cooperação Internacional em Saúde

Conferência Mundial de Determinantes Sociais da Saúde

O Brasil sedia a primeira Conferência Mundial de Determinantes Sociais da Saúde, entre os dias 19 e 21 de outubro de 2011, no Rio de Janeiro. A conferência reúne líderes globais para discutir estratégias, metodologias e experiências que orientem a implantação de políticas para reduzir as desigualdades em Saúde a partir das considerações da Comissão sobre Determinantes Sociais da Saúde, instituída em 2005 pela OMS. O evento é organizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Fiocruz, e conta com o apoio da OPAS/OMS pelos Programas de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41), Política de Recursos Humanos (TC 57) entre outros.

O representante da OPAS no Brasil, Diego Victoria, e a diretora assistente, Socorro Gross, participam do evento que terá, na mesa de abertura, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.Durante os quatro dias da Conferência, as discussões se concentram em cinco temas: governança, participação, setor saúde, ações globais e monitoramento.

Ao fim do encontro será elaborado um documento técnico com orientações para políticas de combate às iniquidades em saúde através da ação sobre os determinantes sociais. Também será criada a Declaração do Rio, que deve formalizar o compromisso dos estados membros para a implementação dessas políticas.

O coordenador da Conferência no Brasil e diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz, Paulo Buss, ressaltou a importância do encontro para manter vivo, no cenário global, o debate da dimensão social e politica da saúde. “Como produto social que é a saúde, ademais de biológico, é importante que governos e sociedade sejam mobilizados para compreender em profundidade esta dimensão da determinação. Politicas públicas inter-setoriais para enfrentar os DSS, assim como explorar a participação social e ações de cooperação internacional estão no escopo da Conferencia”, avalia.

O evento está sendo transmitido ao vivo, pela internet.

Para mais informações sobre a Conferência Mundial de Determinantes Sociais da Saúde, clique aqui.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595