Boletins Panaftosa

Home Página Inicial Gerência de Saúde Familiar e Ciclo de Vida participa da Conferência de DSS


Gerência de Saúde Familiar e Ciclo de Vida participa da Conferência de DSS

nullA Gerência de Saúde Familiar e Ciclo de Vida participa de uma reunião satélite durante a Conferência dos Determinantes Sociais de Saúde no Rio de Janeiro, organizada pela Gerência de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental da OPAS/WDC.

A reunião teve como objetivo discutir o impacto dos DSS na população de adolescentes e jovens da América Latina. Com o título de “Mobilizando e criando consciência entre os adolescentes e jovens sobre os determinantes sociais como uma forma de implementar mudanças”, a agenda de trabalho discutiu os eixos centrais da Conferência buscando ouvir a voz dos jovens.

Parte do evento permitiu a apresentação e discussão  do Programa Regional de Saúde dos Adolescentes nulle Jovens da OPAS e se ouviram as experiências de participação de jovens e adolescentes de Bolívia, Brasil, Honduras, El Salvador, Argentina, República Dominicana e Guatemala. O encerramento do evento contou com a participação da Vice-Diretora da OPAS, Socorro Gross, quem falou aos jovens da importância de sua participação nos seus países e o interesse da OPAS de conhecer suas propostas para o setor saúde.

Com a participação de 28 jovens e adolescentes da Região de América latina esta reunião foi um espaço oportuno para fazer chegar aos jovens o significado dos determinantes sociais de saúde e a importância da participação social para alcançar melhores condições de saúde e de vida para os jovens da Região. nullOs jovens trabalharam organizados em grupos na discussão de três eixos centrais que foram o desenvolvimento da governança para aturar nos determinantes sociais de saúde, a promoção da participação social e a liderança nas comunidades como forma de atuação nos determinantes sociais de saúde e a função do setor saúde e dos programas de saúde pública na redução das inequidades em saúde. Ao final dos trabalhos se preparou uma declaração conjunta de todos os jovens participantes para fortalecer sua ação junto no campo das políticas em saúde além da proposta de um trabalho em rede que permita às organizações de jovens e adolescentes acompanhar o desenvolvimento de programas e políticas de saúde nos diversos países da região.

O evento foi uma parceria entre a OPAS/OMS, OEA e World Vision. 

 

 

Mais informações sobre o concurso de desenho, clique aqui!

 

 


 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595