Skip to content

Cerimônia de abertura da Conferência Mundial sobre os Determinantes Sociais da Saúde é realizada no Rio de Janeiro

nullNo dia 19 de outubro de 2011 foi realizada a abertura oficial da Conferência Mundial sobre os Determinantes Sociais da Saúde. Estiveram presentes autoridades e delegados de 120 países. A cerimônia de abertura do evento, realizada no Forte de Copacabana, foi transmitida ao vivo pela Internet em quatro idiomas, ocorreu no Forte de Copacabana. A mesa de abertura da Conferência contou com a presença  do Presidente da República em Exercício, Michel Temer, da Diretora da OMS, Margaret Chan, do Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do  Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes e do Diretor do Centro de Relações Internacionais (Cris) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Buss.

O Ministro da Saúde do Brasil Alexandre Padilha, que iniciou os diálogos, ressaltou a importância do evento e do papel do Brasil na sua organização, destacando “ser este é o maior evento realizado pela OMS fora de sua sede em Genebra, desde a Conferência de Alma Ata”

A Diretora Geral da OMS, Margaret Chan, destacou em sua fala: “É um desafio imenso reforçar as políticas de promoção a saúde, buscar um interesse do mundo, lutar contra uma prevalência de doenças, problemas como a obesidade em crianças por exemplo”. , Os desafios da globalização e a necessidade de priorizar a saúde das pessoas foram citados como ponto prioritário a partir de exemplos como a luta pela redução da obesidade infantil e o tabagismo. Segundo Chan, o momento é ideal para debater e agir sobre as iniquidades, com ações efetivas sobre os DSS.

Nos discursos e mensagem de boas vindas Michel Temer, Sérgio Cabral e Eduardo Paes destacaram a importância da conferência para fortalecer as políticas e ações na superação das desigualdades em saúde.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595