Skip to content

OPAS/OMS no Brasil acompanha lançamento da Serie “Desenvolvimento Infantil” do Lancet 2011

Imprimir E-mail

nullNo marco da Conferência de Determinantes Sociais da Saúde, na cidade do Rio de Janeiro, dia 18 de outubro de 2011, a Gerência de Saúde Familiar e Ciclo de Vida acompanha a apresentação da serie do Lancet realizada pelos  próprios autores. Com a coordenação do Prof. Robert Blum da Universidade John Hopkins dos Estados Unidos, além da participação da OPAS/OMS no Brasil, esteve presente a OMS, UNICEF e a Área Técnica de Saúde da Criança do Ministério de Saúde.

O discurso de abertura foi pronunciado pela OPAS/OMS no Brasil, representada por Rodolfo Gomez Ponce de Leon, em seguida a representante da UNICEF, Antonella  Scolamiero, e por fim em nome da Área Técnica de Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Paulo Bonilha.

Em continuidade ao lançamento, foram apresentadas as duas publicações pelos autores Theodore Wachs, Universidade Pardue,  Lia Fernald, Universidade da Califórnia, e Michael Reichinhim, Universidade Federal do Rio de Janeiro, por fim, houve a conformação de um painel de discussão.

A série manifesta os resultados de novas evidências que surgiram da rigorosa avaliação de 42 estudos e programas de desenvolvimento infantil implementados em países em desenvolvimento, calculando o custo e impacto dos programas com potenciais benéficos.

As disparidades poderiam ser eficazmente reduzidas com intervenções na primeira infância. Foram ressaltados os programas a serem fortalecidos e enriquecidos no Brasil pela nova evidência, como a “Rede Cegonha” e “Brasileirinhos e Brasileirinhas Saudáveis”, que incorporam o conceito da promoção da saúde da criança desde a gestação e incluem um enfoque no desenvolvimento infantil.
                      null

Última atualização em Qui, 20 de Outubro de 2011 14:21

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595