Skip to content

Reunião para elaborar proposta para Rede Cegonha Adolescente

nullNos dias 17 e 18 de outubro de 2011, a OPAS/OMS no Brasil participou de oficina técnica no Núcleo e Estudos do Adolescente – NESSA/UFRJ, na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo principal foi elaborar ações específicas para o atendimento de adolescentes grávidas na estratégia Rede Cegonha.

O encontro foi organizado pela Área Técnica de Saúde de Adolescentes e Jovens do Ministério de Saúde (ATSAJ/DAPES) em conjunto com a Unidade Técnica de Saúde da Mulher, Homem, Gênero e Diversidade Cultural da Gerência de Saúde Familiar e Ciclo de Vida da OPAS/OMS no Brasil, além de articulado com as outras áreas técnicas de interface do Ministério da Saúde e outros parceiros intersetoriais.

Como representante da OPAS/OMS, Rodolfo Gomez Ponce de Leon, coordenou a videoconferência (Elluminate) com o  diretor de Saúde do Adolescente do Ministério da Saúde da Argentina, Fernando Zingman, que compartilhou os lineamentos do “Plano Nacer adolescente”, recentemente lançado na Argentina.

Como resultado, foi revisado um documento técnico que será o suporte para elaboração das diretrizes que guiarão o Programa Rede Cegonha com um olhar diferenciado para a população  adolescente, com forte foco nos direitos sexuais e reprodutivos, e promoção da saúde integral dos adolescentes vinculando aos serviços da atenção básica, hospitalar e na comunidade. A OPAS/OMS no Brasil forma parte do Grupo de Apoio à implantação da Rede Cegonha na atenção aos adolescentes.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595