Skip to content

NETHIS divulga segundo relatório sobre Ciclo de Debates

Imprimir E-mail

Os encontros do I Ciclo de Debates do Núcleo de Bioética e Diplomacia em Saúde (NETHIS), realizados no segundo trimestre de 2011, são destaque de um relatório do Núcleo. Em quatro encontros, os temas debatidos foram: Cooperação Sul-Sul em saúde vis-à-vis os processos de integração regional, Bioética e Religião no Hemisfério Sul, Ciência e Poder: gestão do conhecimento em bioética e diplomacia em saúde e Vulnerabilidade e Teoria Social: alguns apontamentos à luz da obra de Pierre Bourdieu. 

Os debates foram promovidos pelo NETHIS, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília, com apoio da Direção Regional de Brasília da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ Brasília) e da OPAS/OMS pelo Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41).
A quarta edição do Ciclo foi realizada no dia 26 de maio, tratou do tema “Cooperação Sul-Sul em saúde vis-à-vis os processos de integração regional” e contou com a participação, como palestrante, de Rodolfo Rodriguez, de Ricardo Caldas como debatedor, e como presidente de mesa, de Maria Alice Fortunato Barbosa.

No dia 30 de junho, a quinta edição do Ciclo trouxe o tema “Bioética e Religião no Hemisfério Sul” e teve como palestrante Márcio Fabri, como debatedor , Wanderson Flor e, como presidente da mesa, Volnei Garrafa.

“Ciência e Poder: gestão do conhecimento em bioética e diplomacia em saúde” foi o assunto debatido no sexto encontro, em 28 de julho, que teve como palestrante Ilma Noronha, como debatedor, Pedro Urra e, como presidente da mesa, Emir Suaiden. Na ocasião desse debate foi lançado o Portal do NETHIS, pelo coordenador do NETHIS e gerente do Programa de Cooperação Internacional em Saúde da OPAS/OMS, José Paranaguá de Santana.

No sétimo encontro, realizado no dia 25 de agosto, discutiu-se “Vulnerabilidade e Teoria Social: alguns apontamentos à luz da obra de Pierre Bourdieu”. O palestrante, Miguel Ângelo Montagner, o debatedor e presidente de mesa foi José Paranaguá de Santana.

Para ler o relatório sobre os quatro ciclos de debates realizados a partir do segundo trimestre de 2011, acesse o link.

Para ler o documento sobre os três primeiros ciclos, clique aqui.

O próximo Ciclo será realizado no dia 27 de outubro, no auditório do Bloco Educacional da Fiocruz Brasília, das 9h às 12h. O tema “Determinação social da saúde, desigualdades e injustiças nas relações internacionais” terá como palestrante, o Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. Inscrições e outras informações pelo telefone (61) 3329-4525 ou pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Última atualização em Sex, 21 de Outubro de 2011 13:31

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595