Skip to content

Declaração do Rio é divulgada durante encerramento da CMDSS

A publicação da Declaração Política do Rio Sobre os Determinantes Sociais da Saúde, no dia 21 de outubro de 2011, foi realizada durante o encerramento da Conferência Mundial sobre os Determinantes Sociais da Saúde, no Forte de Copacabana.  O evento, que contou com a presença do Ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, autoridades e delegados de mais de 100 países, representantes de organismos internacionais, culminou a agenda de debates sobre a superação das iniquidades em saúde.

Segundo a vice-presidente da Conferência, Maria Guzenina Richardson “O tópico da Conferência é muito rico para todos os países do mundo. E enfrentamos os mesmos desafios em todo o planeta. Saúde e outros problemas estão ligados aos Determinantes Sociais. Sempre que esse número de pessoas tão determinado se reúne, há esperança”, destacou.

O Ministro das relações exteriores, Antônio Patriota, declarou que “O acesso à saúde é também um tema de relevância no contexto de desenvolvimento sustentável. Tema em questão na Rio +20. A conferência que encerramos hoje é um importante passo no caminho da Rio +20″, agradecendo ao coordenador geral do Pro-Isags e ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão,  pelo empenho em sua gestão à frente do Ministério,  à Paulo Buss, Diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (CRIS),  e aos representantes de ONGs presentes pelo comprometimento e participação diante  das propostas da CMDSS.

O evento de encerramento da Conferência Mundial sobre os Determinantes Sociais da Saúde foi também acompanhado por mais de 1000 participantes presenciais e mais de 10 mil pela Internet.

Acesse a versão em inglês da Declaração Política do Rio sobre os Determinantes Sociais da Saúde.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595