Skip to content

Ministro da Saúde do Brasil reúne-se com autoridades de saúde de diversos países durante a CMDSS

O Ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, reuniu-se com autoridades na área de saúde, durante a Conferência Mundial sobre os Determinantes Sociais da Saúde, dentre as quais com representantes dos Estados Unidos, Peru, Holanda, África do Sul e Reino Unido, para discutir questões ligadas a ações na área de saúde.

No dia 20 de outubro, Padilha reuniu-se com Simon Burns, a respeito de um documento para expandir parcerias na área da saúde. O governo britânico tem por objetivo apoiar a estruturação dos serviços de saúde no Brasil para os Jogos Olímpicos de 2016, a se realizar na cidade do Rio de Janeiro, a parir do estabelecimento de acordos que propiciem o desenvolvimento conjunto de medicamentos, pesquisas e cooperação em vigilância sanitária. “É preciso mais colaboração entre as nações, sobretudo as parcerias entre ricos e pobres. Neste momento, devemos trocar experiência de gestão, apresentar nossos programas e dividir acertos”, declarou Simon Burns.

O ministro da Saúde do Brasil destacou o incentivo do governo federal para a realização de parcerias entre empresas públicas e privadas para a fabricação de medicamentos, sendo aproximadamente de 30 acordos de transferência de tecnologia envolvendo empresas nacionais e internacionais.

Na conversa com o secretário de Serviços Humanos dos Estados Unidos, Rathleen Sebelius, Alexandre Padilha ressaltou-se a importância de cooperação trilateral com países africanos, apresentando na ocasião a parceria do Brasil com o governo de Moçambique para a construção de uma fábrica de antirretrovirais.

O Ministro do Peru, Alberto Tejada Noriega, solicitou ao Ministro Padilha, durante encontro, o apoio brasileiro na estruturação de programas nesta área, alegando ser o Brasil um modelo das políticas sociais de saúde. Tejada foi convidado por Padilha para visitar o Brasil em uma missão, conhecendo as ações brasileiras na área.
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595