Boletins Panaftosa

Home


OPAS/OMS do Brasil do participa do Dia das Nações Unidas em Cerimônia dedicada à Conferência Rio+20

Imprimir E-mail

null A cerimônia de comemoração 66 anos das Nações Unidas, conhecida como o Dia das Nações Unidas  foi dedicada à preparação e às expectativas da Rio+20, a Conferência sobre desenvolvimento sustentável que acontecerá em junho de 2012 no Rio de Janeiro e que se anuncia como um dos mais importantes eventos internacionais do próximo ano.

Após uma introdução do Coordenador Residente do Sistema ONU no Brasil, Jorge Chediek, que transmitiu a mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, houveram as intervenções da Subsecretária-Geral Política I do Itamaraty, Vera Barrouin Machado, do Subsecretário-Geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia do Itamaraty, Luiz Alberto Figueiredo Machado, principal negociador brasileiro para a Rio+20 e do Diretor Executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Achim Steiner. O evento foi concluído pela Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.Estiveram presentes na cerimônia pela Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS do Brasil o Dr. Luis Felipe Codina, Dr. Enrique Gil, Dr. Alfonso Tenório e Alysson Lemos.

As apresentações evidenciaram o desafio da  Rio+20, destacando o tema da economia verde que traz para o debate novos padrões de produção e consumo como meios para se alcançar um desenvolvimento econômico, social e que proteja o meio ambiente ao mesmo tempo.


A Conferência Rio+20


A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável está sendo organizada em conformidade com a Resolução da Assembleia Geral da ONU 64/236 (A/RES/64/236). A Conferência ocorrerá no Brasil dias 4, 5 e 6 de junho de 2012, marcando o 20º aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), organizada no Rio de Janeiro em 1992, e o 10º aniversário da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável 2002 (WSSD), em Johanesburgo. Está sendo esperada a participação de mais de uma centena de Chefes de Estado e de Governo, além de representantes da sociedade civil e do setor privado.

A expectativa é que a Conferência resulte em um documento abrangente e com foco político. O objetivo da Rio+20 é garantir um compromisso renovado da comunidade internacional para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso alcançado nos últimos dez anos, identificar as lacunas na implementação dos resultados das cúpulas anteriores sobre desenvolvimento sustentável, bem como enfrentar os desafios novos e emergentes.

Mais detalhes e documentos de referência podem ser acessados na página oficial da Rio+20: http://www.uncsd2012.org/rio20/

Última atualização em Ter, 25 de Outubro de 2011 07:59
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595