Skip to content

NETHIS promove debate sobre Determinantes Sociais da Saúde

Imprimir E-mail

O marco conceitual e a análise de dados sobre os Determinantes Sociais da Saúde foram destaques da apresentação do Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, na edição de outubro do I Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública, promovido pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (NETHIS) na FIOCRUZ Brasília, no dia 27 de outubro.

Jarbas Barbosa explicou que a determinação social da saúde constitui um tema bastante amplo, cuja importância e reconhecimento tem se ampliado nas ultimas década e, por isso mereceu destaque para a realização de uma Conferência da Organização Mundial da Saúde, realizada no Rio de Janeiro nos dias 19 a 21 de outubro de 2011. E reconheceu a relevância da abordagem proposta nesse debate do NETHIS, pois “esse é um tema para tratar de injustiças na esfera da saúde”.

Para gerente do Programa de Cooperação Internacional em Saúde da OPAS/OMS (TC 41) e coordenador do projeto NETHIS, José Paranaguá de Santana, esse assunto encontra-se na ordem do dia das relações internacionais, como demonstra o documento final aprovado na Conferência ("Rio Political Declaration on Social Determinants of Health"), ao enfatizar a necessidade de fortalecer a cooperação internacional e a governança global e lançar um chamado mundial em prol desses objetivos. 

A sessão de debates do NETHIS contou com a participação do Gerente da Àrea de Sistemas de Saúde da OPAS/OMS no Brasil, Félix Rigoli, que ressaltou a propriedade dos conceitos e análises abordados pelo conferencista, refletindo a posição do Brasil no contexto das relações multilaterais e da cooperação internacional, no marco dos postulados aprovados na Conferência do Rio.

Na abertura dos trabalhos dessa edição do I Ciclo de Debates, o diretor-executivo da Escola de Governo em Saúde da Fiocruz/Brasília, Gerson Penna, expressou a satisfação em receber os participantes e convidados, exaltando a pertinência e oportunidade do tema em pauta.

O Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde é uma promoção do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz e do Programa de Pós-Graduação em Bioética & Cátedra UNESCO de Bioética da Universidade de Brasília,  com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde pelo TC 41.

Para saber mais sobre o NETHIS, clique aqui.

Última atualização em Qui, 03 de Novembro de 2011 14:53

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595