Skip to content

 

CTI RIPSA no Estado

Imprimir E-mail

Foi realizada nos dias 20 e 21 de outubro, no Rio de Janeiro, a reunião CTI RIPSA no Estado. Esta reunião contou com a participação da consultora da UTVIAS, Neusa Goya, dos coordenadores estaduais da RIPSA, representantes do DATASUS, IBGE e ENSP/FIOCRUZ. A reunião teve como objetivo discutir a organização do acompanhamento a ser realizado pelo CTI junto às UF que formalizaram adesão à RIPSA, destacando a realização da 3ª Oficina RIPSA no Estado; analisar o andamento dos trabalhos dos Estados que já implantaram a metodologia – Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Tocantins e Bahia e proposição da Programação Operacional de Produtos para 2012 (POP-2012) relacionados ao CTI.

Sobre o acompanhamento e apoio aos Estados para implantação da RIPSA foi consensuado no CTI o desenvolvimento de quatro momentos, os quais contarão com a cooperação técnica da OPAS: i) 3ª Oficina Ripsa no Estado no dia 5 de dezembro, no Auditório da OPAS e participação dos representantes estaduais na 23ª OTI nos dias 6 e 7 de dezembro; ii) Realização de cinco Oficinas de Trabalho Regionais durante o primeiro semestre de 2012; iii) Realização das OTI Estaduais, visando nos novos Estados a instituição dos seus CGI e CTI; iv) Realização de Reuniões e Discussões Técnicas com os Estados por videoconferência.
Os Estados que já implantaram a Ripsa relataram os avanços e as dificuldades encontradas. Bahia, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina já publicaram o IDB Estadual e Minas Gerais está em processo de publicação. Tocatins está retomando o trabalho.


Na reunião, a POP para o ano de 2012 foi revista em todo o seu conteúdo, tendo sido proposto à inclusão de novos produtos como a realização de Informe de Situação e Tendências (IST) pelos Estados que já implantaram a Ripsa. A idéia é que cada um dos cinco Estados produza um informe segundo área do seu interesse.


Pela agenda de trabalho construída para o ano de 2012, o CTI Ripsa no Estado deverá realizar quatro reuniões.

Última atualização em Ter, 25 de Outubro de 2011 18:23

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595