Skip to content

2ª Oficina de Formação de Tutores da Rede Amamenta Brasil do Município de São Paulo

nullA OPAS/OMS no Brasil e a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura da cidade de São Paulo realizaram nos dias 17 a 21 de outubro de 2011 a 2ª Oficina de Formação de Tutores em Aleitamento Materno do Município de São Paulo. Essa capacitação foi uma atividade promovida pelo Projeto Segurança Humana que é desenvolvido em Itaquera, região leste da cidade de São Paulo.

O Projeto de Segurança Humana é desenvolvido pela OPAS/OMS, UNESCO, UNICEF e UNFPA em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência e Desenvolvimento Social.

Esta oficina faz parte da Rede Amamenta Brasil, estratégia proposta pelo Ministério da Saúde para abordagem do Aleitamento Materno (AM) na Atenção Básica. Com carga horária de 40 horas, esse curso tem como objetivo capacitar tutores para a utilização dos referenciais da educação crítico-reflexiva no ensino do aleitamento materno, preparando-os para a multiplicação de novos tutores e para a realizações de ações de promoção e proteção do AM na Atenção Básica.

Em março de 2011, ocorreu a 1ª Oficina que formou os primeiros 30 tutores do município. Desde abril de 2011, esses tutores estão implantando a Rede Amamenta nas UBS da região de Itaquera. Agora, mais 30 tutores foram formados, totalizando 60 tutores que vão trabalhar conjuntamente para implantar a Rede Amamenta Brasil em todas as UBS da região de Itaquera e expandir para as outras regiões da cidade de São Paulo.

A 2ª Oficina foi coordenadas pela Enfermeiras Camila Corrêa, consultora da Rede Amamenta Brasil/MS, e pela Dra. Maria José G. Mattar da Área Técnica de Apoio ao Aleitamento Materno do Programa Municipal Mãe Paulistana/SMS-SP; e a execução contou com o apoio da Enfermeira Gilmara Silva, também consultora da Rede Amamenta/MS, e dos tutores da Rede Amamenta formados na 1ª Oficina.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595