Skip to content

Capacidades Humanas para a Saúde

Determinação Social na reunião da Gerência de Sistemas de Saúde

A reunião da Gerência de Sistemas de Saúde da OPAS/OMS, realizada nesta quinta-feira 27 de outubro de 2011, discutiu o tema dos determinantes sociais em saúde e contou com a participação do  Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. Da mesa de abertura do evento participaram o gerente de Sistemas de Saúde, Felix Rigoli, e o gerente do Programa de Cooperação Internacional em Saúde da OPAS/OMS (TC 41), José Paranaguá de Santana. O encontro foi realizado em atividade conjunta com o NETHIS, no auditório da FIOCRUZ, em Brasília.

Determinantes Sociais da Saúde são as condições de qualidade de vida das pessoas, que são moldadas pela distribuição de políticas públicas a nível global, nacional e local. Os determinantes são os principais responsáveis para as desigualdades na saúde - as diferenças injustas e evitáveis no estado de saúde visto dentro e entre países.

A relevância do tema levou à criação, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), da Comissão sobre Determinantes Sociais da Saúde (CDSS) em 2005, e à realização da Conferência Mundial sobre DSS (CMDSS) no Rio de Janeiro, nos dias 19 a 21 de outubro de 2011.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595