Skip to content

UNA-SUS reúne coordenadores para debater apoio à formação para o SUS

Imprimir E-mail

O XII Encontro Nacional da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), reuniu, nos dias 26 e 27 de outubro em Brasília, coordenadores de todo o país. O objetivo foi consolidar uma rede interinstitucional e integrada de atores para o apoio estratégico à política de formação para o SUS. Na mesa de abertura, estiveram presentes o Secretário da SGETES, Milton Arruda, o Secretário Executivo da UNA-SUS, Francisco Campos, o diretor da FIOCRUZ Brasília, Gerson Penna e o gerente de Sistemas de Saúde da OPAS/OMS, Felix Rigoli.

Durante o evento, foi aprofundado o estudo de abordagens de avaliação para cursos de especialização a distância de Projetos UNA-SUS, com vista ao desenvolvimento de instrumentos para sua validação. O XII Encontro, propôs uma discussão sobre um Sistema consorciado de avaliação das iniciativas educacionais da rede UNA-SUS a partir de quatro eixos centrais: avaliação processual; avaliação de material instrucional; avaliação da aprendizagem; e avaliação de impacto.
 
Para Milton Arruda, a discussão de avaliação está além de notas para boletins de alunos. "A nossa preocupação é com a qualidade do aprendizado. Precisamos construir uma forma de mensuração desses resultados para que o ciclo do ensino seja completo", falou o secretário.

Já Gerson Penna, ressaltou em sua fala a importância do trabalho da UNA-SUS nesse processo formativo. "A UNA-SUS está chegando a regiões de muita carência profissional, isso é reflexo das experiências consolidadas com seus cursos", falou.

Na opinião de Félix Rígoli, "o processo de avaliação é tão importante quanto o do ensino". Ele ressaltou a importância do Encontro e da necessidade de sair dele com uma proposta consolidada de avaliação.

Os resultados do encontro vão refletir sobre um sistema consorciado de avaliação das iniciativas educacionais da rede UNA-SUS dando continuidade aos processos de avaliação iniciados no encontro anterior, ocorrido em agosto de 2011 em São Paulo.
 
Com informações do site da UNA-SUS.

Última atualização em Dom, 30 de Outubro de 2011 18:11

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595