Boletins Panaftosa

Home Página Principal OPAS/OMS - Brasil divulga materiais didáticos sobre cirurgia segura


OPAS/OMS - Brasil divulga materiais didáticos sobre cirurgia segura

Em 2010 a OPAS/OMS-Brasil com colaboração técnica da GGTES/ANVISA, SAS/MS e CBC (Colégio Brasileiro de Cirurgiões) lançaram a campanha "Cirurgias Seguras Salvam Vidas", estratégia esta vinculada ao segundo desafio mundial para a segurança do paciente, que dirige a atenção para os fundamentos e práticas da Segurança Cirúrgica, que são, inquestionavelmente, componentes essenciais da assistência à saúde.

No entanto, persiste a necessidade de investir na biusca de melhoria da qualidade e garantia de segurança nas intervenções cirúrgicas, que resulte progressivamente em mais vidas salvas emais incapacidades preveníveis.

O Desafio “A Cirurgia Segura Salva Vidas”: identificando soluções

A meta do Desafio “Cirurgias Seguras Salvam Vidas” é melhorar a segurança da assistência cirúrgica no mundo por meio da definição de um conjunto central de padrões de segurança que possam ser aplicados em todos os países e cenários. Grupos de trabalho de especialistas internacionais foram criados para revisar a literatura e as experiências de médicos em todo mundo e para chegar a um consenso sobre práticas de segurança em quatro áreas: trabalho de equipe, anestesiologia, prevenção de infecção do sítio cirúrgico e mensurações dos serviços de saúde. Colaboradores com experiência em cirurgia, anestesiologia, enfermagem, doenças infecciosas,epidemiologia, engenharia biomédica, sistemas de saúde, melhoria de qualidade e outros campos relacionados, assim como pacientes e grupos de segurança do paciente foram recrutados de cada região da OMS; eles próprios solicitaram a participação de médicos e de outras partes interessadas em todo o mundo.

A FIOCRUZ - publicou o vídeo “Cirurgia Segura”    , Realizado em linguagem ficcional, com duração de cerca de 10 minutos que dramatiza o uso da Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica, também conhecida como "checklist cirúrgico" , recomendada pela OPAS/OMS.

Acesse ao vídeo aqui

Acesse aqui : Manual  Cirurgias Seguras Salvam Vidas

Acesse aqui : Guia Cirurgias Seguras Salvam Vidas

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595