Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

SVS lança Guia para a construção de indicadores de saúde ambiental

 A fim de contribuir para a tradução dos resultados sobre os efeitos ambientais inadequados à saúde humana, bem como com a identificação de estratégias de promoção da saúde e de prevenção e controle de riscos, a Secretaria de Vigilância em Saúde lança em 2011, a publicação Saúde Ambiental: Guia Básico para a Construção de Indicadores.

A publicação foi produzida pelo Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (DSAST), por meio da Coordenação-Geral de Saúde por meio da Coordenação-Geral de Saúde Ambiental (CGVAM/DSAST/SVS), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz e a Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil.

 

 Segundo o DSAST/SVS/MS o  guia para construção de indicadores  está dividido em três partes. A primeira parte traz os conceitos gerais que fundamentam a construção dos indicadores ambientais e de saúde, as definições básicas, critérios, propriedades e fontes que permitem montar a sua ficha de qualificação.

Os demais capítulos destacam os modelos de construção, organização e análise dos indicadores de saúde ambiental; os critérios de aplicabilidade, em que são explicadas as diferenças entre os indicadores de saúde e os ambientais; bem como os critérios e os fundamentos para a construção de indicadores em saúde ambiental. O Guia conta ainda, com recomendações de leituras que visam a desenvolver e a aprofundar trabalhos na área da saúde ambiental.

De acordo com o conteúdo do livro, o Brasil é um pioneiro na adaptação do marco conceitual e no uso sistemático e validado de indicadores que auxiliam a gestão dos problemas de saúde ambiental. A completa coleção de dados de saúde ambiental do país poderá contribuir para estimular a coleta de dados em âmbito local.

O Guia é destinado principalmente, a gestores e profissionais do SUS envolvidos com agendas relacionadas à saúde ambiental, especialmente nas esferas estaduais e municipais, bem como a grupos acadêmicos e instituições dos demais setores, inclusive aqueles não-governamentais e da sociedade, que tenham interesse no desenvolvimento da saúde ambiental no país.

Após o lançamento, a obra estará disponível para download no site da do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br/svs/pisast).

 

 

Campus Virtual

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595